Assinale a opção que indica um objetivo da Previdência Socia...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os objetivos da Previdência Social na Constituição de 1988.
A Constituição Federal de 1988, no artigo 201, estabelece os objetivos da Previdência Social como parte da Ordem Social. Esse artigo detalha a proteção aos riscos sociais, incluindo a proteção à maternidade.
Alternativa Correta: E - A proteção à maternidade, especialmente à gestante.
Essa alternativa está correta porque a Constituição de 1988 inclui entre os objetivos da Previdência Social a proteção à maternidade, conforme disposto no artigo 201, inciso II. Um exemplo prático seria o direito ao salário-maternidade garantido às seguradas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - O salário-família para todos os segurados do sistema.
Essa alternativa está incorreta porque o salário-família é um benefício restrito a segurados de baixa renda, conforme previsto na legislação previdenciária.
B - A exclusão da cobertura de pessoas com deficiência.
Incorreta, pois a Previdência Social não exclui a cobertura de pessoas com deficiência. Pelo contrário, ela assegura direitos a todos os cidadãos, sem discriminação.
C - A proteção ao trabalhador em situação de desemprego voluntário.
Incorreta. A Previdência Social não cobre desemprego voluntário. O seguro-desemprego, por exemplo, é destinado a trabalhadores que são demitidos sem justa causa.
D - A cobertura restrita ao evento de idade avançada.
Incorreta. A Previdência Social cobre diversos eventos, como doença, invalidez, morte e idade avançada, mas não é restrita apenas à idade avançada.
Para evitar pegadinhas, preste atenção aos detalhes das alternativas e relacione-os com o texto constitucional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, na forma da lei, a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
I - cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
II - proteção à maternidade, especialmente à gestante; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)
Questão dada
Gabarito: E
FGV estava de bom humor nesse dia!
Conforme estabelece o art. 201 da CF/1988, a Previdência Social atenderá, nos termos da lei: a) cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; b) proteção à maternidade, especialmente à gestante; c) proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; d) salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e e) pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
RESPOSTA E
SIGA-ME NAS REDES @ciadeteatro tiktok
Art. 201, CF - A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, na forma da lei, a:
I - cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada;
II - proteção à maternidade, especialmente à gestante;
III - proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;
IV - salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;
V - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes, observado o disposto no § 2º.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo