Paciente feminino foi submetida à neurocirurgia para ressecç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1050250 Medicina
Paciente feminino foi submetida à neurocirurgia para ressecção de tumor de hipófise. Na unidade de terapia intensiva, evoluiu após 12h de pós-operatório, com poliúria, hipernatremia, glicemia normal, elevação da osmolaridade plasmática e redução da osmolaridade urinária. Qual é o tratamento para este quadro?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada com foco no quadro clínico da paciente e no tratamento adequado.

Tema Central: O cenário descrito na questão é típico de Diabetes Insipidus (DI) Central. Após uma cirurgia de ressecção de tumor hipofisário, pode ocorrer lesão na hipófise ou no hipotálamo, resultando em deficiência de produção ou liberação do hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina. Essa condição leva à poliúria (produção excessiva de urina), hipernatremia (aumento da concentração de sódio no sangue), elevação da osmolaridade plasmática e redução da osmolaridade urinária.

Justificativa para a Alternativa Correta (D - Desmopressina):

A Desmopressina é um análogo sintético do ADH e é o tratamento de escolha para o DI Central. Ela atua nos rins promovendo a reabsorção de água, corrigindo a poliúria e a hipernatremia. O uso de desmopressina é crucial para repor a deficiência de ADH e estabilizar o quadro clínico do paciente. Diretrizes como as encontradas no UpToDate e no Harrison’s Principles of Internal Medicine recomendam a desmopressina como terapia de primeira linha para DI Central.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Manitol: O manitol é um diurético osmótico usado para reduzir a pressão intracraniana ou tratar edema cerebral, mas não é indicado para DI Central, pois sua ação não aborda a causa do quadro.
  • B - Metilprednisolona: Este é um corticosteroide usado para reduzir inflamações. Não tem papel no tratamento do DI Central, que resulta de uma deficiência hormonal específica.
  • C - Restrição de fluidos: Embora a restrição de fluidos possa parecer uma medida lógica para lidar com poliúria, ela não trata a causa subjacente do DI Central e pode levar a complicações como desidratação severa.
  • E - Furosemida: É um diurético de alça e, similar ao manitol, não é indicado em casos de DI Central. Na verdade, pode piorar a desidratação e a hipernatremia.

Em resumo, a escolha da Desmopressina é fundamentada na correção do déficit de ADH, que é a base fisiopatológica do DI Central. Identificar esses detalhes clínicos é crucial para resolver questões de concursos na área médica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para este caso é a alternativa D - Desmopressina. A paciente apresenta sintomas de diabetes insipidus, uma condição em que o corpo não produz quantidade suficiente de hormônio antidiurético (ADH). Isso leva à produção excessiva de urina, resultando em desidratação e elevação da concentração de sódio no sangue. A desmopressina é um análogo sintético do ADH, que ajuda a regular a produção de urina e a manter a concentração de sódio em níveis normais. Outras opções, como manitol, metilprednisolona, restrição de fluidos ou furosemida, não são indicadas para o tratamento do diabetes insipidus e podem até agravar o quadro clínico da paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo