“O Governo Temer durou dois anos e sete meses e ficou marcad...
“O Governo Temer durou dois anos e sete meses e ficou marcado como o mais impopular desde o fim do Regime Militar (1964-1985), o Datafolha chegou a registrar índice de 3% de confiança popular no governo.”
https://www.infoescola.com/historia/governo-demichel-temer
Sobre esse governo, quais empresas brasileiras foram incluídas no seu pacote de privatizações?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - Eletrobrás e Casa da Moeda
A questão aborda um tema relevante sobre sustentabilidade fiscal e a política de privatizações durante o governo Temer, um aspecto importante em concursos públicos, especialmente para cargos que envolvem conhecimento em economia e administração pública.
Durante o governo de Michel Temer, houve um esforço significativo para reequilibrar as contas públicas do Brasil. Parte dessa estratégia envolveu a intenção de privatizar ou conceder à iniciativa privada diversas empresas estatais. Este tema é relevante porque toca em questões de eficiência econômica e a capacidade do governo de gerir recursos.
O plano de privatizações de Temer incluiu várias empresas e ativos, mas especificamente no caso da Eletrobrás e da Casa da Moeda, houve um grande destaque. A Eletrobrás, uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, foi proposta para privatização com o objetivo de captar recursos e melhorar a eficiência do setor elétrico. Já a Casa da Moeda, responsável pela produção de papel moeda e passaportes, também estava no pacote para melhorar a gestão e reduzir custos operacionais.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa E é a correta porque lista precisamente as duas empresas que foram incluídas no pacote de privatizações proposto pelo governo Temer, a saber, a Eletrobrás e a Casa da Moeda. Essas duas empresas representam setores estratégicos, e suas privatizações foram amplamente discutidas na mídia e entre os especialistas.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - Eletrobrás e Embraer: A Embraer foi envolvida em uma fusão com a Boeing, mas não foi tratada como uma privatização no governo Temer.
- B - Embraer e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Tom Jobim: Como já mencionado, Embraer teve um acontecimento distinto, e o Galeão não foi incluído no pacote de privatizações.
- C - Aeroporto de Congonhas e Vale S.A.: Nem o Aeroporto de Congonhas nem a Vale S.A. foram alvo das privatizações sob Temer.
- D - Casa da Moeda e Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão/Tom Jobim: Embora a Casa da Moeda estivesse na lista, o Galeão não fazia parte do plano de privatizações.
Para interpretar corretamente o enunciado e as alternativas, é importante que o aluno tenha clareza sobre o contexto histórico e econômico do período, além de acompanhar as notícias sobre políticas de privatização, que podem mudar conforme diferentes governos. Uma estratégia é sempre confirmar informações em fontes confiáveis e se manter atualizado sobre as mudanças políticas e econômicas.
Fontes recomendadas: InfoEscola, Folha de S.Paulo
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
REVISAR!
GABARITO: LETRA E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo