Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre meio ambiente, sustentabilidade e aquecimento global na atualidade em atualidades

Foram encontradas 743 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2443479 Atualidades
 O Brasil está a menos de dois anos de receber representantes dos mais importantes países do mundo de uma só vez, para um evento que acontece todos os anos em diferentes países do mundo e que em 2025 será na cidade de Belém/PA. Que evento é este?
Alternativas
Q2442715 Atualidades
Como podemos economizar água em casa? 
Alternativas
Q2438293 Atualidades
O rompimento de parte da mina 18 da Braskem (dezembro de 2023), em Maceió (AL), ocorreu após dias de alerta de risco de colapso, que já havia motivado a evacuação emergencial dos bairros Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro, Mutange e Farol, com aproximadamente 5 mil famílias sendo obrigadas a deixar suas casas. Mas o problema não é de agora. Desde os anos 1980, pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) já alertavam para os riscos ocasionados pela mineração de ____________ realizada pela empresa, que atua na região desde a década 1970. As primeiras pesquisas que comprovaram a possibilidade de uma catástrofe foram publicadas em 2010 (Fonte: O Globo).


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 
Alternativas
Q2434395 Atualidades

Entre as fontes de energia apresentadas a seguir, assinalar a alternativa que apresenta a fonte obtida do calor presente no interior da Terra.

Alternativas
Q2432060 Atualidades

Uma empresa cresceu rapidamente e virou referência no ramo das madeireiras. Foi uma das primeiras companhias desse tipo no Brasil a ser certificada por uma ONG mundialmente conhecida, que atesta a exploração responsável de produtos florestais. O certificado funciona como uma garantia de que a madeira da empresa não foi desmatada ilegalmente, tampouco, extraída por trabalhadores em condições degradantes. Por trás dessa roupagem ecológica, no entanto, há uma série de infrações ambientais cometidas ao longo de décadas. Ainda no final dos anos 1980, a Funai flagrou funcionários da empresa extraindo mogno em áreas públicas griladas no meio da Terra Indígena Apyterewa, onde vivem indígenas da etnia parakanã. Segundo o Ministério Público Federal, a empresa devastou 5 mil hectares de floresta e construiu mais de 100 km de estradas para escoar a madeira ilegal. As infrações não pararam depois da certificação emitida pela ONG. De 2000 a 2017, a empresa foi multada 12 vezes pelo Ibama por destruir a floresta sem autorização do poder público e transportar madeira sem documentação. Ao todo, as multas somaram R$ 1,6 milhão em valores nominais (texto adaptado de Poder 360 (2023), com nomes intencionalmente excluídos).

O texto apresentado evidencia a prática de algumas empresas e governos de se mostrarem comprometidos com a causa ambiental quando, na verdade, agem no sentido oposto. Essa prática é conhecida como:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: B