Em qual dos versos abaixo se pode identificar o emprego de ...
TEXTO 3
AS VELHAS ÁRVORES
Olavo Bilac
Olha estas velhas árvores, - mais belas,
Do que as árvores mais moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas ...
O homem, a fera e o inseto à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E alegria das aves tagarelas ...
Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:
Na glória da alegria e da bondade
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Fonte: BILAC, Olavo. Poesias. São Paulo, Martin Claret, 2003.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Figuras de linguagem (Personificação/Animismo/Prosopopeia)
A questão avalia sua habilidade de reconhecer personificação em um poema. Segundo a gramática normativa (cf. Bechara; Cunha & Cintra), personificação, também chamada de animismo ou prosopopeia, consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou não humanos.
Justificativa da alternativa correta – Letra A:
No verso “Do que as árvores mais moças, mais amigas,” atribui-se às árvores a qualidade humana de “amigas”. Ser amigo é uma característica exclusiva de seres humanos; ao utilizar essa expressão, o poeta projeta nos elementos da natureza (árvores) um traço tipicamente humano. Conforme destaca Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), a personificação amplia o grau de expressividade do texto literário, permitindo maior conexão emocional.
Análise das alternativas incorretas:
B) “Tanto mais belas quanto mais antigas,” — Trata-se de comparação estética/temporal, sem traços humanos.
C) “O homem, a fera e o inseto à sombra delas” — Relata apenas quem utiliza a sombra das árvores, sem humanizá-las.
D) “Não choremos jamais a mocidade!” — A exortação refere-se a uma ação humana, sem envolver seres inanimados.
E) “Como as árvores fortes envelhecem:” — Apenas descreve o envelhecimento natural das árvores, sem projetar atributos humanos.
Dica de prova: Em questões sobre figuras de linguagem, busque sempre palavras ou expressões que atribuam sentimentos, emoções, ações ou intenções humanas a elementos da natureza, objetos ou seres irracionais. Fique atento para não confundir com simples metáforas, comparações ou descrições.
Resumo da regra: Personificação é a “atribuição de ações, sentimentos ou qualidades humanas a seres que não são humanos” (Cunha & Cintra).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA A.
animismo: "É a ideia de que todas as coisas, incluindo pessoas, animais, características geográficas, fenômenos naturais e objetos inanimados, possuem um espírito que os conecta uns aos outros. É uma construção antropológica usada para identificar traços comuns de espiritualidade entre diferentes sistemas de crenças."
https://www.significados.com.br/animismo/
Porque ás árvores são amigas.
Animismo é atribuir espírito a animais, plantas, objetos inanimados o que está expresso na Letra A falando que as árvores são amigas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo