Com relação a angiografias, assinale a alternativa correta.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1069428 Medicina
Com relação a angiografias, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o uso de meios de contraste em angiografias, com ênfase nas propriedades do dióxido de carbono (CO₂) como alternativa ao contraste iodado. Esse conhecimento é fundamental para o radiologista, especialmente diante de pacientes com restrições ao uso de iodo ou risco de nefrotoxicidade.

Análise da alternativa correta – A
A alternativa A está correta por explicar que o CO₂, quando utilizado como meio de contraste, é atóxico, não alergênico e tem viscosidade cerca de 400 vezes menor que o contraste iodado, provocando contraste negativo ao deslocar o sangue dos vasos. O CO₂, por suas propriedades físicas e químicas, não desencadeia reações alérgicas e tem risco mínimo de toxicidade. Essas características são validadas por estudos nacionais e internacionais, sendo útil principalmente em pacientes com alergia ao iodo ou insuficiência renal. O contraste negativo ocorre porque o CO₂ absorve menos raios X, projetando a imagem do vaso como uma área clara em meio ao sangue. Isso é confirmado, por exemplo, pelo texto ‘O uso do CO₂ é seguro e eficaz, especialmente em pacientes com alergia ao contraste iodado ou insuficiência renal’ (*Jornal Vascular Brasileiro*).

Justificativa e erros nas alternativas incorretas

B) Errada. O CO₂ não é recomendado em pacientes com comprometimento respiratório grave, pois pode deslocar parte do volume gasoso para a circulação pulmonar e piorar quadros respiratórios, havendo risco de embolia gasosa. Esse é um ponto clássico em provas, pois pode confundir.

C) Errada. Os meios de contraste iodados não iônicos são menos reativos e apresentam menor risco de reação adversa que os iônicos, sendo preferidos em angiografias. O contrário do afirmado.

D) Errada. O calibre francês (French) equivale a 0,33 mm e não 0,03 mm; 1 Fr = 1/3 mm.

E) Errada. O calibre francês refere-se ao diâmetro externo do cateter, não ao interno. Esse erro é frequente em questões para confundir o candidato.

Dicas de interpretação: Fique atento a termos absolutos (“sempre”, “idealmente”) e evite distrações em conversões de unidades. Priorize revisar propriedades dos contrastes, indicações e contraindicações conforme as diretrizes da SBHCI (“Meios de contraste iodados não iônicos são recomendados em procedimentos angiográficos em populações de risco”, Seção: Técnicas Especiais).

Resumo: Tenha domínio sobre características, indicações e limitações dos meios de contraste, identificando situações clínicas nas quais o uso do CO₂ é seguro e situações em que é contra-indicado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a A. Na angiografia, o dióxido de carbono pode ser usado como meio de contraste por ser atóxico, não alergênico e menos viscoso que os contrastes iodados. Ele produz contraste negativo temporário, deslocando o sangue da artéria. Já os contrastes iodados, tanto iônicos quanto não iônicos, podem apresentar riscos de reações adversas. A afirmação da alternativa D também está correta, pois 1 French equivale a 0,03 mm. Já a alternativa B é falsa, pois o dióxido de carbono não é indicado especificamente para pacientes com comprometimento respiratório grave. Por fim, a alternativa E também está correta, pois o calibre do introdutor e do cateter de angiografia são aferidos em French, que corresponde ao seu diâmetro interno.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo