Acerca da organização do Poder Judiciário, julgue o item seg...
Um sexto dos membros do Superior Tribunal de Justiça deve necessariamente ser oriundo da carreira de advogados.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda a organização do Poder Judiciário, especificamente sobre a composição do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com o artigo 104, inciso II, da Constituição Federal de 1988, um terço dos membros do STJ deve ser escolhido entre advogados e membros do Ministério Público. Isso significa que, necessariamente, um sexto dos membros do STJ deve ser oriundo da carreira de advogados.
Portanto, a afirmativa da questão está errada, pois a proporção correta é de um terço do total, e não um sexto, como mencionado no enunciado.
Para resolver questões como essa, é importante lembrar que o STJ é composto por no mínimo 33 ministros, sendo que um terço deve vir do quinto constitucional, divididos igualmente entre advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual e do Distrito Federal.
A alternativa correta é, portanto, a letra E - errado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é composto por 33 ministros. A formação desses ministros segue uma regra específica de origem profissional, conforme estabelecido pela Constituição Federal. Vamos dividir essa regra de maneira simplificada:
- Carreira dos Ministros do STJ:
- Um terço dos ministros deve ser oriundo dos Tribunais Regionais Federais (TRFs).
- Um terço dos ministros deve ser oriundo dos Tribunais de Justiça (TJs) dos Estados.
- Um terço é composto por membros do Ministério Público (MP) e advogados.
- Detalhando o Terço Final:
- Metade deste último terço (ou seja, um sexto do total) deve ser oriunda da carreira do Ministério Público.
- A outra metade (outro um sexto do total) deve ser oriunda da carreira de advogados.
ERRADO
Respondi essa questão, acertei, mas comecei questionar minhas habilidades matemáticas. Ora, 1/6 não é metade do 1/3 que resta? kkkkk
ue estar certa
Um sexto dos membros do Superior Tribunal de Justiça...(aqui subentende-se que é 1/6 do total, quando na verdade é 1/6 do 1/3 do membros).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo