De acordo com a literatura acerca da história da terapia ocu...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Tratamento Moral; Primeira e Segunda Guerras Mundiais; e Movimento Internacional de Reabilitação.
Tema central da questão:
A questão aborda fatos históricos essenciais para a constituição da terapia ocupacional no mundo. Entender o surgimento e evolução da profissão é fundamental para compreender o contexto social, político e científico em que a Terapia Ocupacional se desenvolveu.
Resumo teórico:
A Terapia Ocupacional surge no final do século XIX e início do século XX, em um contexto de mudanças sociais e científicas. Destacam-se:
- Tratamento Moral: Método humanizado no cuidado de pessoas com sofrimento mental, valorizando o trabalho e as atividades diárias como formas de terapia (Pinel, Tuke).
- Guerras Mundiais: A Primeira e a Segunda Guerras impulsionaram a reabilitação de soldados feridos, promovendo o uso terapêutico das atividades como recurso de recuperação física e mental.
- Movimento Internacional de Reabilitação: Década de 1940 em diante, destacou a necessidade de reabilitação física e psicossocial, consolidando a Terapia Ocupacional como profissão de saúde (Associação Americana de Terapia Ocupacional - AOTA).
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa D reúne os principais marcos históricos do surgimento e desenvolvimento da Terapia Ocupacional: a valorização terapêutica das atividades no Tratamento Moral, a expansão e consolidação do campo durante as Guerras Mundiais, e a sistematização com o Movimento de Reabilitação. Estas etapas são citadas em referências clássicas, como Kielhofner (2002) e Costa (2008).
Análise das alternativas incorretas:
- A: Cita o Hospital de Insanos e a Reforma Psiquiátrica, relevantes para a história da saúde mental, mas não centrais para a origem mundial da Terapia Ocupacional.
- B: Aborda práticas integrativas e oficinas, que são recursos terapêuticos, mas não fatos fundadores da profissão.
- C: Fala de institucionalização asilar e tratamento da poliomielite; embora relevantes, não são pontos centrais no cenário internacional da Terapia Ocupacional.
- E: Discute OMS e reforma do sistema de saúde, tópicos importantes, porém não ligados diretamente à gênese da profissão.
Estrategicamente: Busque sempre termos ligados a rupturas e consolidações históricas internacionais e atenção à abrangência do enunciado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo