Assinale a alternativa que completa correta e respectivament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2008 Banca: IBFC Órgão: ABDI Prova: IBFC - 2008 - ABDI - Assistente Jurídico |
Q39887 Português
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

I. Não entendemos _______ ele agiu de forma tão agressiva.

II. É bonito o ideal _____ você luta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta, que envolve o uso correto das expressões "por que" e "porque", um tema importante na gramática da língua portuguesa.

As expressões em questão têm significados e usos distintos:

  • Por que: Usado em perguntas (diretas ou indiretas) ou para indicar a razão de algo.
  • Porque: Usado como conjunção explicativa, equivalente a "pois".

Agora, vamos verificar a alternativa que completa corretamente as lacunas indicadas na questão.

Alternativa A - por que - por que

A primeira lacuna pede uma explicação do motivo de uma ação, portanto, a expressão correta é "por que". A frase completa fica: "Não entendemos por que ele agiu de forma tão agressiva."

A segunda lacuna também pede uma explicação, e a frase correta é: "É bonito o ideal por que você luta." Isso sugere que o ideal é bonito por um motivo específico. Portanto, a alternativa A está correta.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa B - por que - porque

A primeira parte está correta, mas a segunda não. "Porque" não se encaixa na frase, já que a frase não é explicativa, mas sim uma referência ao ideal, que requer "por que".

Alternativa C - porque - por que

A primeira parte está errada, pois "porque" não indica a razão da ação. A frase correta precisa de "por que".

Alternativa D - porque - porque

Ambas as partes estão incorretas. Como já mencionado, a primeira lacuna deve ser completada com "por que" e a segunda com "por que". Portanto, essa alternativa não é válida.

Conclusão: A alternativa correta é a A, pois utiliza "por que" nas duas lacunas, adequando-se ao contexto apresentado nas frases.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Porque, porquê, por que e por quê podem ter o mesmo som, mas na hora de escrever são completamente diferentes.Porque “tudo junto” é uma conjunção e, assim, liga duas orações, indicando entre elas relação de causa, fim ou explicação. Um exemplo é a frase: Não fui ao supermercado, porque estava chovendo.Porquê “tudo junto com acento” é o de uso mais fácil. É substantivo. Pode ser trocado pela palavra razão, como na frase “Não entendo o porquê de tanto frio neste mês”.Por que “separado e sem acento” é usado para substituir termos como “pelo qual”, “por qual razão”, “pelas quais”. Se dá quando há a junção da preposição por com o pronome relativo ou interrogativo “que”. Exemplo: “Por que ele não foi se encontrar com você naquele dia?”I. Não entendemos POR QUE ele agiu de forma tão agressiva.II. É bonito o ideal POR QUE você luta.Por quê “separado com acento” ocorre sempre que a palavra “que” estiver no fim da frase, como na frase: “Ela não compareceu à reunião e não avisou por quê”.

GABARITO A.
I. Não entendemos __POR QUE_____ ele agiu de forma tão agressiva. 

II. É bonito o ideal __POR QUE___ você luta.

 

  •  
Por que : pode ser substituido por: pelo qual, pela qual, por qual razão.

Então teremos:

Não entendemos por qual razão ele agiu de forma tão agressiva.

É bonito o ideal pelo qual você luta.

Bons estudos, e força chegaremos lá!!!!

O samba do Porque ajudou demais. Agradeço demais a dica e aconselho. beijoss

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo