Após a leitura do texto, é correto afirmar que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044076 Português
NOITES BRANCAS ELETRÔNICAS


            Estudo comprova que usar aparelhos como smartphone e tablet em lugares escuros antes de dormir afeta a qualidade do sono dos adolescentes

                     Olhe por uma nesga da porta do quarto de seu filho: sete em cada dez adolescentes utilizam algum aparelho eletrônico antes de dormir. O impacto negativo desse hábito na qualidade do sono foi sempre uma certeza dos pais, mas não havia comprovação científica tão certeira. O maior estudo já conduzido sobre o assunto decretou o fim das dúvidas: sim, usar smartphones, tablets, laptops e videogames na escuridão do quarto antes de dormir afeta seriamente a qualidade do sono. Ficar conectado no breu até uma hora antes de dormir é ainda pior do que fazê-lo com a luz do quarto acesa. Cinco vezes pior.
                        O efeito prejudicial do uso de telas no escuro tem uma base fisiológica e outra comportamental. A fisiológica: quando a luz do quarto está apagada, a pupila dilata, e os olhos ficam ainda mais expostos à incidência da claridade proveniente das telas, chamada de “luz azul”. É um tipo de luz com grande interferência no organismo porque a cor azul inibe a produção do hormônio que induz o sono, a melatonina. Tal substância é essencial para regular o ciclo de sono e vigília. Agora, a base comportamental: a luz apagada “engana” os pais. O adolescente que fica no quarto escuro, em tese, não estaria mais acordado, e os pais não desconfiam que possa estar conectado nos aparelhos.
                Um sono ruim afeta drasticamente a vida de qualquer pessoa. Na adolescência, o impacto no corpo é ainda maior. Nessa fase, a necessidade de sono vem, em especial, de uma mudança fundamental no organismo: a puberdade. Para que essa condição, caracterizada por uma revolução hormonal, se realize plenamente, é preciso que o adolescente tenha um sono reparador – do contrário, ele poderá sofrer prejuízos ao longo do desenvolvimento. A falta crônica de sono acarreta a liberação de mais cortisol, o hormônio associado ao stress. Com isso, eleva-se o risco de oscilações bruscas de humor, depressão e transtornos de ansiedade.

(Veja. São Paulo: Abril, edição 2626, ano 52. n. 12, 20 mar. 2019, p. 86-87. Adaptado.)
Após a leitura do texto, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação do texto: A questão aborda o impacto do uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir na qualidade do sono dos adolescentes. A interpretação correta exige atenção ao contexto e à relação entre os elementos apresentados no texto.

Alternativa correta: A alternativa D é a correta porque afirma que ficar conectado a aparelho eletrônico antes de dormir é prejudicial tanto com a luz apagada quanto com a luz acesa. O texto menciona que usar dispositivos eletrônicos no escuro é ainda mais prejudicial, mas não isenta o uso com luz acesa de causar danos. Portanto, a ideia de que ambos os contextos são prejudiciais está corretamente refletida na alternativa.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - A afirmação de que com a “luz azul”, os adolescentes conseguem enganar os pais é imprecisa. O texto menciona que a luz apagada "engana" os pais, mas não necessariamente que a luz azul é a causa da ilusão. Portanto, a relação não é bem fundamentada.

B - A afirmação de que os pais sempre souberam, como a ciência, que usar aparelho eletrônico antes de dormir causa stress é falsa. O texto indica que a comprovação científica foi uma novidade, ou seja, os pais tinham uma percepção, mas não uma certeza científica.

C - A alternativa que diz que oscilações bruscas de humor, depressão e transtornos de ansiedade são a revolução hormonal da adolescência é incorreta. Esses problemas são consequências da falta de sono e não a própria revolução hormonal, que é um processo separado.

E - A afirmação de que um adulto pode usar aparelhos eletrônicos antes de dormir sem prejuízo para a saúde não é garantida pelo texto. Embora os adultos possam ter diferentes necessidades de sono, o texto não fornece evidências que afirmem que eles estão isentos de prejuízos por conta do uso de eletrônicos.

Conclusão: A interpretação cuidadosa do texto e a análise das alternativas são essenciais para a escolha da resposta correta. Ao lidar com questões de interpretação, sempre busque identificar a relação entre as ideias apresentadas e o que o texto realmente afirma.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não concordo com esse gabarito, no texto fala que ficar com a luz apagada é pior do que com a luz acesa.

Essa banca sempre extrapola o que está no texto, não tem resposta certa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo