Acerca do direito constitucional, julgue o item que se segue...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1636687 Direito Constitucional

Acerca do direito constitucional, julgue o item que se segue.


Considere a seguinte situação hipotética.

Jacques, com idade de 17 anos, nascido na França, fala e escreve perfeitamente o português, pois, apesar de nunca haver visitado o Brasil, aprendeu a língua com sua mãe, que, à época de seu nascimento, era a embaixadora brasileira na França.


Nessa situação, é correto afirmar que Jacques tem direito de alistar-se como eleitor no Brasil, mas não tem a obrigação de fazê-lo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender a questão apresentada, precisamos focar nos direitos políticos e na nacionalidade no contexto do direito constitucional brasileiro.

O tema central aqui é o direito de alistamento eleitoral de um estrangeiro, que, no caso, é filho de uma brasileira e nasceu no exterior. Vamos analisar isso à luz da Constituição Federal de 1988.

1. Interpretação do Enunciado:

  • Jacques nasceu na França e é filho de uma brasileira, o que o coloca na situação de brasileiro nato, conforme o artigo 12, inciso I, alínea "c" da Constituição Federal, que trata dos brasileiros natos.
  • A idade de 17 anos de Jacques é relevante, pois se encaixa na faixa etária dos eleitores facultativos, conforme o artigo 14, § 1º, inciso II, alínea "c".

2. Legislação Aplicável:

  • Constituição Federal - Artigo 12: Define quem são considerados brasileiros natos.
  • Constituição Federal - Artigo 14, § 1º, inciso II, alínea "c": Especifica que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

3. Justificação da Alternativa Correta ("C" - Certo):

Jacques, por ser filho de brasileira, é considerado brasileiro nato, mesmo tendo nascido no exterior. Ele tem o direito de se alistar como eleitor devido à sua condição de brasileiro e por ter 17 anos. No entanto, o alistamento não é obrigatório para ele, pois está na faixa etária onde o voto é facultativo. Portanto, a afirmação de que ele tem direito de alistar-se, mas não é obrigado a fazê-lo, está correta.

4. Alternativa Incorreta:

Como esta é uma questão de "Certo ou Errado", apenas a justificativa da alternativa correta é necessária. Não há outras alternativas a analisar.

5. Estratégias para Não Cair em Pegadinhas:

Preste atenção à idade e ao status de nacionalidade das pessoas envolvidas. Entender quem são os brasileiros natos e as condições para o voto facultativo é crucial para responder corretamente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO - CERTO

I) A mãe dele estava a serviço da República ( Jus sanguinis ) - Nato

Art. 12, b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

II) Somente os maiores de 18 são obrigados.

§ 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

Direto ao ponto:

Jacques é Brasileiro Nato pois sua mãe era embaixadora a época do seu nascimento ( estava a serviço do Brasil), ou seja, por ser Brasileiro Nato, ele pode ( facultativo) se alistar para votar, mas ele é obrigado ? NÃO! pois ele possui apenas 17 anos, sendo o voto obrigatório a partir dos 18 anos.

Principalmente pelo fato de ter apenas 17 anos

Abraços

vacilei na idade. errei

vacilei na idade. errei

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo