A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério
da Saúde (MS), divulgou no último dia 28 nota técnica alertando
para que todos os estados e municípios do país estejam atentos às
suspeitas de casos de rubéola após o período das festas, em
virtude da situação do recente surto epidêmico da doença nos
estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Segundo a nota,
durante esses períodos de festividades de final de ano, o número
de pessoas que pode se deslocar de outros municípios e estados
para as regiões em situação epidêmica é muito elevado, o que
determina alto risco de disseminação dessa doença para outros
estados da União e outros países não afetados. A disseminação
desse vírus para outras regiões do país é um risco iminente neste
momento, avalia a SVS, em função do grande número de pessoas
suscetíveis e da possibilidade de existência de grande número
de portadores assintomáticos, por causa do longo período de
incubação da doença.
Considerando o assunto abordado no texto, assinale a opção
correta.