Sobre o texto 1, assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Interpretação de texto, com destaque à identificação da tipologia textual e do tema principal do texto, habilidades essenciais em provas para Assistente Administrativo.
Regra que resolve a questão: Pela norma-padrão e conforme gramática de referência (Cunha & Cintra, Bechara), um texto argumentativo tem como objetivo persuadir, apresentando opiniões e argumentos visando defender uma tese ou proposta, enquanto o tema é o assunto central abordado.
Justificativa da alternativa correta (A): O texto exibe opinião pessoal ("um dos meus lamentos...", "acredito que seja muito importante") e apresenta argumentos claros em defesa da necessidade de uma reinversão de valores visando o desenvolvimento de uma cultura de paz. Esse é o assunto central em todo o trecho, sustentado por exemplos, críticas à divulgação de violência e sugestão de outra abordagem de vida. Assim, classificação e tema estão perfeitamente alinhados à alternativa A.
Análise das alternativas incorretas:
B) Erro no tema: embora a crítica à mídia esteja presente, ela serve de argumento, e não de tema central. O texto não se limita à análise da formação de opinião do "brasileiro médio", mas propõe uma reflexão mais ampla sobre a cultura de paz.
C) Erro na tipologia e no tema: o texto não é expositivo, pois traz opiniões e argumentos, nem trata do foco dos livros de história nos “povos imperialistas”. Essa informação não aparece no texto.
D) Erro na tipologia: embora cite a necessidade de “divulgar mais as ações de bondade”, isso é parte dos argumentos que sustentam o tema maior da cultura de paz. Além disso, o texto não é expositivo, já que vai além da simples informação.
Estratégia de prova: identifique se o autor apresenta argumentos/opiniões (tipologia argumentativa) ou só expõe dados (tipologia expositiva). Procure no texto frases que revelem o assunto mais amplo, não apenas exemplos usados.
Referências: Cunha & Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Bechara, Moderna Gramática Portuguesa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela.
O texto é argumentativo. A autora não está apenas descrevendo um fato (o que seria um texto expositivo). Ela apresenta um ponto de vista ("um dos meus lamentos é que a história da humanidade conte pouco de respostas não violentas") e o defende com argumentos, questionamentos ("Qual é a necessidade de manter a população amedrontada?") e exemplos. O objetivo dela é convencer o leitor de que é necessário desenvolver uma cultura de paz, invertendo os valores priorizados pela sociedade e pela mídia.
O tema central é a necessidade de desenvolver uma cultura de paz. A autora usa a mídia e a história como exemplos para sustentar seu argumento, mas o foco principal é a proposta de cultivar valores como a não violência, o cuidado e a amorosidade.
- A) O texto é de tipologia argumentativa, e o tema do trecho em questão é o desenvolvimento de uma cultura de paz.
- Correta. Esta alternativa combina a tipologia textual (argumentativa) com o tema central do texto (o desenvolvimento de uma cultura de paz). É a que melhor resume a proposta da autora.
- B) O texto é de tipologia argumentativa, e o tema do trecho em questão é a influência da mídia na formação de opinião do brasileiro médio.
- Incorreta. Embora a autora mencione a mídia, ela não é o tema principal. A mídia é usada como um dos argumentos para mostrar por que o tema da cultura de paz é relevante. Além disso, o texto não se restringe ao "brasileiro médio".
- C) O texto é de tipologia expositiva, e o tema do trecho é o foco que os livros de história dão aos povos imperialistas.
- Incorreta. A tipologia está errada (não é expositiva) e o tema é muito restrito. A menção aos livros de história é apenas um detalhe para sustentar o argumento maior sobre a falta de ênfase na não violência.
- D) O texto é de tipologia expositiva, e o tema do trecho em questão é a necessidade de se divulgar mais as ações de bondade e amor que ocorrem no mundo.
- Incorreta. A tipologia está errada (não é expositiva). Embora a necessidade de divulgar ações boas seja um ponto do texto, ele é parte de um tema maior, que é a construção de uma cultura de paz. A alternativa A é mais completa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo