Yazbek (2012) discute a pobreza no Brasil contemporâneo e as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4109275 Serviço Social
Yazbek (2012) discute a pobreza no Brasil contemporâneo e as formas de seu enfretamento, abordando pincipalmente a concepção de pobreza que vem orientando suas pesquisas. Assim, aborda a pobreza (assinale a alternativa INCORRETA):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E

Fundamento decisivo: O ponto decisivo era identificar que a alternativa E reduz a pobreza a uma incapacidade do Estado, formulação incompatível com o recorte de Yazbek indicado no enunciado.

Tema central: Concepção de pobreza
Análise das alternativas
A
Errada
B
Errada
C
Errada
D
Errada
E
Certa
A alternativa E é a incorreta porque não expressa a concepção adotada por Yazbek. Em vez de tratar a pobreza como manifestação da questão social, categoria multidimensional, política, histórica e socialmente construída, ela a limita à incapacidade do Estado em atender necessidades da classe trabalhadora. A redução causal é o erro central.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tomar a crítica à insuficiência das políticas estatais como se isso fosse a própria definição de pobreza.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a banca trouxer Yazbek, verifique se a formulação apresenta a pobreza como questão social e expressão das relações sociais, e não como problema isolado de gestão estatal.
  • Desconfie de alternativas que reduzam pobreza a um único fator, porque a base destaca sua multidimensionalidade.
  • Se a alternativa tratar a pobreza como histórica, socialmente construída e não natural, ela tende a estar alinhada ao referencial indicado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo