Em relação à linguagem a ser adotada em um documento oficia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3223217 Redação Oficial
Em relação à linguagem a ser adotada em um documento oficial, o Manual de Redação da Presidência da República alerta para a necessidade de se manter o paralelismo, ou seja, a apresentação de ideias similares em uma forma gramatical idêntica. Assinale a alternativa que atende a essa recomendação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

1. Tema central da questão:

O tema é paralelismo na redação oficial, conforme orienta o Manual de Redação da Presidência da República. O paralelismo consiste em apresentar ideias semelhantes utilizando construções gramaticais idênticas, tornando o texto mais claro, fluente e organizado.

2. Resumo teórico:

Segundo o Manual de Redação da PR (2023), o paralelismo garante uniformidade na estrutura das frases. Isso evita ambiguidades e facilita a compreensão por parte do leitor. Compare:

Correto: "O servidor precisa elaborar relatórios e participar de reuniões."
Incorreto: "O servidor precisa elaborar relatórios e que participe de reuniões."

3. Justificativa da alternativa correta:

A alternativa D apresenta paralelismo porque utiliza expressões de mesmo valor sintático e estrutura paralela: "O servidor é muito bem avaliado por seus colegas e superiores, e não há qualquer reclamação do departamento." Ambas as partes da frase seguem uma mesma lógica e padrão de construção, mantendo a clareza e o equilíbrio.

4. Análise das alternativas incorretas:

  • A: Apresenta ruptura no paralelismo ("economizar água" e "que adotassem medidas..."). O correto seria: "economizar água e adotar medidas de economia a longo prazo."
  • B: Usa estruturas diferentes ("no Rio de Janeiro", "em São Paulo" e "com o Presidente da República"), quebrando o paralelismo. O correto seria: "no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília".
  • C: Mistura substantivos e oração ("conhecimento, determinação e estar segura"). O ideal seria: "conhecimento, determinação e segurança".
  • E: Alterna estrutura ("para as pessoas confiarem" e "que esperassem"), causando falta de paralelismo. O correto seria: "para as pessoas confiarem em seu governo e esperarem algum tempo para elaborar as críticas."

5. Estratégias para interpretação:

Procure nas alternativas por estruturas gramaticais iguais para ideias relacionadas. Desconfie de frases que misturam verbos no infinitivo com orações desenvolvidas ou preposições diferentes para itens de uma mesma enumeração.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa me pegou. Alguém explica?

A - Incorreta: Quebra o paralelismo ao usar uma forma no infinitivo ("economizar água") e outra como oração subordinada substantiva ("que adotassem medidas..."). Correto seria: "O órgão recomendou aos servidores economizar água e adotar medidas..." ou "O órgão recomendou aos servidores que economizassem água e (que) adotassem medidas...".

B - Incorreta: Quebra o paralelismo na enumeração. Os dois primeiros elementos são locuções adverbiais de lugar ("no Rio de Janeiro", "em São Paulo"), enquanto o último é uma locução prepositiva indicando companhia/assunto ("com o Presidente da República"). A estrutura deveria ser similar, por exemplo, listando apenas locais ou listando participantes/assuntos de forma consistente.

C - Incorreta: Quebra o paralelismo ao listar dois substantivos ("conhecimento", "determinação") e uma oração reduzida de infinitivo com função de substantivo ("estar segura..."). Correto seria usar três substantivos: "Durante a reunião, a Deputada demonstrou conhecimento, determinação e segurança sobre o assunto.".

D - Correta: Apresenta duas orações coordenadas independentes ligadas pela conjunção "e". Embora as estruturas internas das orações não sejam idênticas (uma na voz passiva, outra com verbo haver), elas funcionam como unidades paralelas (duas informações sobre a avaliação do servidor) no nível da coordenação. Não há uma lista de elementos com estruturas diferentes.

E - Incorreta: Quebra o paralelismo ao usar uma estrutura com "para" + infinitivo ("para as pessoas confiarem...") e outra como oração subordinada substantiva ("que esperassem..."). Correto seria: "O Presidente pediu para as pessoas confiarem em seu governo e esperarem..." ou "O Presidente pediu que as pessoas confiassem em seu governo e (que) esperassem...".

Misericórdia que questão terrível.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo