Caracteriza-se por centralizar no aluno, considerado como ser ativo e curioso. Dispõe da ideia que ele “só
irá aprender fazendo”, valorizam-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do
meio natural e social. Aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem. O
professor é um facilitador. O texto corresponde à Tendência: