Leia os itens e, quanto à interpretação do texto, assinale a...
Música: (Armário da Criação).
Enquanto uma música toca, o ouvinte é surpreendido por crianças batendo na janela do carro e pedindo ajuda!
_ Tio, dá um dinheiro aí? Por favor, eu tô com fome. Vai, tio... Por favor!
_ Tio, tem uma moedinha aí? É pra comprar comida, tio. Por favor...
_ Tio, dá um dinheiro aí? É pra leite da minha irmãzinha...
No final da música, ouvimos a locução:
_ Não é porque você houve música com a janela do carro fechada que as crianças de rua deixam de existir.
Faça a sua parte. Ligue [...] e ajude a Casa do Zezinho a mudar esta situação.
Leia os itens e, quanto à interpretação do texto, assinale a alternativa correta.
1. Tio é um tratamento usado por crianças para se referir a adultos, sobretudo os mais privilegiados econômica e socialmente.
2. O termo tio marca a diferença das crianças de parecerem carinhosas e respeitosas, o que acaba por ressaltar a fragilidade delas.
3. A música e a janela fechada são os elementos materiais usados no anúncio para marcar a separação entre o “tio” e as crianças.
4. A música e a janela simbolizam no contexto uma atitude individualista, de atenção ao próprio conforto.
5. O termo tio aparece isolado por vírgula, porque é um vocativo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar as alternativas apresentadas e verificar seu conteúdo em relação à interpretação correta do texto.
1. Tio é um tratamento usado por crianças para se referir a adultos, sobretudo os mais privilegiados econômica e socialmente.
Essa alternativa está correta. O termo "tio" é comumente usado por crianças para se referir a adultos que elas não conhecem bem, e nesse contexto, marca uma tentativa de aproximação ou apelo, especialmente em situações de pedido de ajuda social ou econômica.
2. O termo tio marca a diferença das crianças de parecerem carinhosas e respeitosas, o que acaba por ressaltar a fragilidade delas.
Também correta. O uso do termo "tio" pode simular proximidade e respeito, mas dentro do contexto do pedido, ressalta a fragilidade e a necessidade das crianças, enfatizando um apelo emocional.
3. A música e a janela fechada são os elementos materiais usados no anúncio para marcar a separação entre o “tio” e as crianças.
Correta. A música e a janela fechada simbolizam a barreira física e psicológica entre as crianças que pedem ajuda e o ouvinte dentro do carro, alheio à realidade externa.
4. A música e a janela simbolizam no contexto uma atitude individualista, de atenção ao próprio conforto.
Correta. Este item destaca como a música e a janela fechada podem representar o isolamento e a indiferença em relação às dificuldades enfrentadas pelas crianças.
5. O termo tio aparece isolado por vírgula, porque é um vocativo.
Correta. Gramaticalmente, "tio" é utilizado como vocativo, que é quando se chama ou se refere diretamente a alguém, por isso aparece separado por vírgulas.
Gabarito: Alternativa E - 1, 2, 3, 4 e 5 estão corretos.
A questão aborda interpretação de texto e compreensão semântica dos termos utilizados, além de envolver elementos de gramática, como o uso do vocativo. Cada alternativa foi analisada com base no contexto fornecido e nas normas gramaticais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra: E. Básica, sem maiores complicações, leitura atenta aliada ao nosso conhecimento de mundo.
Assunto sempre em voga, a exclusão social em contraste com a indiferença dos - supostos - mais abastados. Assunto sempre atual no nosso Brasil.Obs, talvez a única dificuldade de alguns colegas resida no vocativo; "tio" ,mas é bem acessível é o termo que invoca o ser a que a música se refere, no caso o adulto (apelidado de Tio).
Discordo com o ponto de vista da banca @marcossilva, pois a oração:" Tio é um tratamento usado por crianças para se referir a adultos, sobretudo os mais privilegiados econômica e socialmente" não podemos ser taxativos, ao afirmar que toda a criança irá chamar um adulto de tio, por achar que eles são privilegiados econômicamente e socialmente, achei isso muito taxativo.
Ozeias, não está sendo taxativo, note o termo "sobretudo".
Letra E, mas concordo com o comentário de Ozeias.
Ozeias, a pergunta é vinculada ao texto, ou seja na letra da música o "tio" refere-se sim ao item 1.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo