Leia o caso clínico a seguir. Homem, de 78 anos, hipertenso...
Homem, de 78 anos, hipertenso, com capacidade cognitiva prévia normal, apresenta comportamento anormal há 15 dias, com apatia, deficiência de memória, desorientação, dificuldade para vestir-se sozinho e desequilíbrio. Relata envolvimento em acidente automobilístico ha três meses. Na ocasião, a tomografia de crânio foi normal.
Nesse caso, qual é o diagnóstico?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: D
Fundamento decisivo: Em idoso, a instalação subaguda de alteração cognitivo-comportamental e desequilíbrio semanas a meses após trauma craniano prévio, mesmo com TC inicial normal, é compatível com hematoma subdural crônico; esse é o critério que sustenta a alternativa D.
- Em idoso com declínio cognitivo-comportamental subagudo, sempre confronte a cronologia com antecedente de trauma craniano, mesmo remoto.
- Tomografia normal na fase aguda do trauma não exclui hematoma subdural crônico que se forma ou expande depois.
- Quando marcha alterada e cognição alterada aparecem juntas, use o contexto temporal para diferenciar hematoma subdural crônico de hidrocefalia de pressão normal.
- Não rotule como demência primária um quadro de instalação em dias a semanas sem antes reconhecer causa estrutural potencialmente tratável.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo