A concepção de professor como facilitador tem por objetivo f...
A abordagem é uma filosofia de trabalho, um conjunto de pressupostos ou crenças quanto à natureza da linguagem humana, de aprender e ensinar línguas, além da sala de aula e dos papéis desempenhados pelo estudante e pelo professor (ALMEIDA FILHO, 2013). Levando em consideração esse conceito, os CILs buscam desenvolver abordagens contemporâneas de ensino com foco no sentido e na comunicação. Nessa perspectiva de ensino, a linguagem é concebida como ação/prática social com ênfase no aprender a aprender. A sala de aula, portanto, deve propiciar a produção de insumo significativo e contextualizado, assim como favorecer a interação social entre os estudantes em situações de uso da língua que privilegiem o sentido dos enunciados. Segundo Littlewood (1995), o professor, nessa perspectiva, tem papel de facilitador da aprendizagem, responsável por momentos criativos que levem os estudantes a desenvolverem atividades significativas.
Governo do Distrito Federal. Diretrizes pedagógicas dos Centros Interescolares de Línguas (CILs). Secretaria de Educação do GDF. Brasília, 2019. p. 51-52.
Disponível em: <https://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/02/diretrizes_pedagogicas_cil.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2023.
A respeito dos aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue (C ou E) os itens a seguir.
A concepção de professor como facilitador tem por objetivo facilitar a aprovação do estudante.