Baseando-se na Lei Orgânica do município de Telêmaco Borba, ...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2765183 Legislação Estadual

À luz do Código Tributário Municipal de Telêmaco Borba, responda às próximas duas questões.

Baseando-se na Lei Orgânica do município de Telêmaco Borba, marque as afirmativas com C (certo) ou E (errado), e assinale a alternativa correta.


( ) Ao Município compete privativamente, instituir e arrecadar tributos, de sua competência, bem como aplicar suas rendas, sem prejuízo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em Lei.

( ) É competência exclusiva do Município zelar pela guarda da Constituição, das Leis e das instituições democráticas, e conservar o patrimônio público.

( ) A cooperação do Município, com a União e o Estado, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento do bem estar em âmbito nacional, se fará segundo normas a serem fixadas por Lei Complementar Federal.

( ) O patrimônio Público do Município é formado por bens públicos municipais de toda natureza e espécie que tenham qualquer interesse para a administração ou para sua população.

( ) São bens públicos, todas as coisas corpóreas ou incorpóreas, móveis e imóveis e semoventes, créditos, débitos, valores, direitos, ações e outros, que pertençam a qualquer título, ao Município.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A) E – E – C – C – E

Comentário:

1ª Afirmativa: Errada. Embora o enunciado reproduza quase literalmente a Constituição Federal, tanto ela (Art. 30, III) quanto a Lei Orgânica (Art. 7º, I) dizem que tal competência é privativa do município, não exclusiva, como pode ser confundido. Atenção à diferença entre “privativa” (só o ente pode iniciar o ato) e “exclusiva” (só o ente pode e mais ninguém). O texto está correto, mas cuidado com a leitura que a banca demanda: a pegadinha pode estar em confundir os termos com a 2ª afirmativa.

2ª Afirmativa: Errada. Zelar pela Constituição, leis, instituições e conservar o patrimônio público é competência comum entre União, Estados, DF e Municípios (CF, art. 23, I) e não exclusiva do Município, como citado. Pegadinha clássica: atente ao termo “exclusiva”.

3ª Afirmativa: Certa. De fato, a cooperação federativa para equilíbrio do desenvolvimento se dará conforme normas de Lei Complementar Federal (CF, art. 23, parágrafo único): “Leis complementares fixarão normas para a cooperação…”. A banca cobra memorização literal.

4ª Afirmativa: Certa. A composição do patrimônio público do município é definida conforme o Art. 8º da Lei Orgânica: “...de toda natureza e espécie que tenham qualquer interesse para a administração ou para sua população.”

5ª Afirmativa: Errada. Segundo Art. 9º da Lei Orgânica, bens públicos municipais incluem “todas as coisas corpóreas ou incorpóreas, móveis e imóveis e semoventes, créditos, débitos, valores, direitos, ações e outros, que pertençam a qualquer título, ao Município.” Contudo, a afirmativa está em desacordo ao excluir ou restringir elementos, formando conceito incompleto.

Exemplo prático: Se um imóvel for doado ao Município, passa a ser bem público municipal, qualquer que seja sua natureza, nos termos citados.

Estrategicamente, preste atenção a palavras como “exclusiva”, “privativa”, “comum” e “qualquer título”. São termos que mudam totalmente o sentido da questão.

Doutrina: José Afonso da Silva e Celso Antônio Bandeira de Mello reforçam a importância da literalidade das competências e conceitos patrimoniais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo