Durante o processo de independência do Brasil,
surgiu no Maranhão o primeiro periódico da província
de que, até então, temos notícia. Publicado em São Luís,
ele teria circulado por toda a região e teve grande
importância para o contexto de alteração política que o
país passava. Seu nome era: