O texto dispõe alguns assuntos relevantes ao debate; ainda q...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda interpretação de texto, exigindo do candidato a habilidade de identificar a ideia principal do trecho e como ela se conecta ao conjunto do texto. Um ponto crucial é perceber a relação entre ações e omissões, especialmente quando atribuídas a quem ocupa cargos de liderança ou poder.
Justificativa da alternativa correta – Letra D:
A alternativa D destaca explicitamente a essência do texto: a gravidade das omissões dos governantes. O autor afirma que, mesmo quando o príncipe ou ministro não comete atos abertamente negativos, pode—por omissão—causar danos maiores do que aqueles que praticam o mal abertamente. Isso traduz o conceito central do texto: a responsabilidade das lideranças por aquilo que deixam de fazer e as consequências dessas omissões para toda a sociedade.
Para resolver questões de interpretação, lembre-se da orientação de Celso Cunha & Lindley Cintra: foque no sentido global do texto, procure palavras-chave e avalie sempre a progressão das ideias.
Análise das alternativas incorretas:
A) “Oh que arriscada salvação!...” – Faz menção ao risco dos cargos de poder, mas não detalha o motivo nem as consequências da omissão. É uma frase de efeito, mas não fixa o tema central.
B) “Os menos maus perdem-se pelo que fazem...” – Analisa quem é condenado pelas ações, porém o foco do texto está nas omissões e não nas ações em si.
C) “O salteador... o príncipe e o ministro...” – Apresenta uma hipérbole (exagero), ressalta o contraste entre o malfeitor que mata um homem e quem, por omissão, prejudica uma monarquia, mas não aprofunda a responsabilidade intrínseca à função de governar, tópico aprofundado na letra D.
Estratégia para provas: Sempre relacione cada alternativa ao tema central e observe se ela realmente representa a tese defendida pelo autor. Cuidado com frases de impacto, que, embora expressivas, podem não trazer o elemento principal do argumento.
Como orienta Bechara: a boa interpretação é sempre aquela que mantém fidelidade ao texto-base, sem incluir suposições externas!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Acertei no dia da prova mas foi puro chute. Até agora não sei exatamente a razão do gabarito.
Penso que seja devido a responsabilidade dos que governam ou que tenham alguma função, a qual possa gerar danos ou benefícios sobre a vida dos demais. Letra D
Gabarito letra D. O texto versa sobre o pecado de omissão ser mais danoso do que o pecado propriamente cometido.
N entendi nada
fiquei na dúvida entre a C e D, pois ambas falam de omissão. Chutei na certa, mas pra mim ambas estão corretas ao mencionarem "omissão".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo