O agregado graúdo do concreto asfáltico da camada de revest...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Antes de responder a questão, vamos entender a diferença entre os pavimentos flexíveis e rígidos.
No pavimento flexível, as camadas sofrem deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. Exemplo típico: pavimento betuminoso ou por calçamento.
Por outro lado, o pavimento rígido possui a camada de revestimento com elevada rigidez em relação às camadas inferiores e absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Exemplo típico: pavimento constituído por lajes de concreto de cimento Portland
A figura a seguir mostra o efeito da deformação nos pavimentos rígidos e flexíveis (ver figura).
Fonte: ARAÚJO, Marcelo Almeida; et. al. Análise Comparativa de Métodos de Pavimentação.
Após a introdução do assunto e voltando ao comando da questão, o dimensionamento de pavimentos flexíveis, de acordo com BERNUCCI et. al. (2008), para obter essas qualidades é necessário que as propriedades geométricas, físico-químicas e mecânicas do agregado, satisfaçam algumas exigências, como:
- abrasão Los Angeles igual ou inferior a 40%;
- índice de forma superior a 0,50;
- durabilidade com perda inferior a 12%;
- granulometria do agregado obedecendo a faixas específicas (distribuição mais uniforme), adesividade superior a 90%.
Vale lembrar que o índice de forma do agregado é a média da relação entre o comprimento e a espessura dos grãos do agregado. A saber, agregados cúbicos apresentam índices de forma próximo a 1 e agregados lamelares até 3. O valor do índice de forma é obtido pelo ensaio determinado pela NBR 7809/2006 – ABNT – “Agregado graúdo – Determinação do índice de forma pelo método do paquímetro – Método de ensaio”.
Portanto, a questão está ERRADA. O índice de forma deve ser superior, e não inferior a 0,50 como dito pela questão.
Gabarito do professor: ERRADO.
FONTE: BERNUCCI, Liede Bariani et al. Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para engenheiros. 3. ed. Rio de Janeiro: Petrobras, Abeda, 2008. 496 p
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para obter essas qualidades é necessário que as propriedades geométricas, físico-químicas e mecânicas do agregado, que dependem das suas características mineralógicas e dos métodos usados na sua fabricação, satisfaçam algumas exigências, ilustradas na Figura 5.33:
l desgaste Los Angeles igual ou inferior a 40%;
l índice de forma superior a 0,50;
l durabilidade, perda inferior a 12%;
l granulometria do agregado obedecendo a faixas específicas.
FONTE: https://www.ufjf.br/pavimentacao/files/2018/03/Cap-5-Dosagem-de-diferentes-tipos-de-revestimento.pdf
Errado.
O índice de forma do agregado graúdo, que é a razão entre a menor dimensão e a maior dimensão do agregado, geralmente deve ser superior a 0,5 para ser considerado adequado para uso em concreto asfáltico. Um índice de forma inferior a 0,5 indicaria que os agregados são muito achatados ou alongados, o que pode comprometer a trabalhabilidade e a durabilidade do pavimento asfáltico. Para o concreto asfáltico, agregados com um índice de forma mais equilibrado (não muito achatados ou alongados) são preferíveis, pois proporcionam melhor compactação e estabilidade estrutural.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo