Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Pavimentação


QUESTÕES PARA PRATICAR

(207 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q834694
Aplicada em: 2017
Banca: UFSM
Órgão: UFSM

As misturas asfálticas a quente podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e fíler. Considere as descrições dos três tipos mais usuais de misturas asfálticas a quente.


Graduação _______________: curva granulométrica contínua e bem graduada de forma a proporcionar um esqueleto mineral com poucos vazios, visto que os agregados de dimensões menores preenchem os vazios dos maiores. Exemplo: concreto asfáltico (CA).

Graduação _______________: curva granulométrica uniforme com agregados quase exclusivamente de um mesmo tamanho, de forma a proporcionar um esqueleto mineral com muitos vazios interconectados, com insuficiência de material fino (menor que 0,075 mm) para preencher os vazios entre as partículas maiores, com o objetivo de tornar a mistura com elevado volume de vazios com ar e, portanto, drenante, possibilitando a percolação de água no interior da mistura asfáltica. Exemplo: mistura asfáltica drenante, conhecida no Brasil por camada porosa de atrito (CPA).

Graduação _______________: curva granulométrica com proporcionamento dos grãos de maiores dimensões em quantidade dominante em relação aos grãos de dimensões intermediárias, completados por certa quantidade de finos, com o objetivo de tornar o esqueleto mineral mais resistente à deformação permanente com maior número de contatos entre os agregados graúdos. Exemplo: matriz pétrea asfáltica ( stone matrix asphalt – SMA). 


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior