Existem diferentes ferramentas de manejo florestal que pode...
( ) No desbaste baixo, eliminam-se as árvores dos estratos médio a superior do povoamento, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento de árvores dominantes e codominantes, o que se deseja conduzir até o final da rotação.
( ) Como desvantagens dos desbastes podemos citar possíveis danos físicos aos indivíduos remanescentes, a compactação do solo e, consequentemente, a redução do crescimento das árvores do povoamento restante. Há diminuição da percentagem de tronco aproveitável devido ao aumento da conicidade.