🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Fabiano, 69 anos, foi encaminhado ao Serviço de Audiologia c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1124510 Fonoaudiologia
Fabiano, 69 anos, foi encaminhado ao Serviço de Audiologia com queixa de escutar e não entender, com comprometimento de intelegibilidade de fala; e dificuldade de entender a fala na presença de ruído. Na Avaliação Audiológica foi constatado perda auditiva compatível com presbiacusia, que tem configuração audiométrica de perda auditva do tipo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Neurossensorial

O tema central da questão é a presbiacusia, que é a perda auditiva associada ao envelhecimento. Para resolver a questão, é necessário compreender que esse tipo de perda auditiva é caracteristicamente do tipo neurossensorial. A presbiacusia geralmente resulta em dificuldades para ouvir frequências mais altas, comprometendo a inteligibilidade da fala, especialmente em ambientes com ruído.

A seguir, explico por que esta é a alternativa correta e por que as demais opções estão incorretas:

E - Neurossensorial: Esta alternativa está correta porque a presbiacusia é uma perda auditiva neurossensorial. Isso ocorre devido a alterações no ouvido interno (cóclea) ou nas vias auditivas centrais, comuns em pessoas idosas, resultando na dificuldade de compreensão da fala, principalmente em ambientes ruidosos.

A - Mista: A perda auditiva mista combina características de perda condutiva e neurossensorial. No caso da presbiacusia, não há componente condutivo, portanto, esta alternativa é incorreta.

B - Funcional: A perda auditiva funcional refere-se a uma perda auditiva sem causa orgânica identificável. Sendo a presbiacusia uma condição com causas fisiológicas bem definidas, esta opção está incorreta.

C - Condutiva: A perda auditiva condutiva ocorre quando há problema na transmissão do som pelo ouvido externo ou médio (como uma infecção ou obstrução). No caso da presbiacusia, o problema está no ouvido interno, descartando esta alternativa.

D - Retrococlear: Este tipo de perda ocorre devido a lesões ou disfunções do nervo auditivo ou das vias auditivas centrais além da cóclea. A presbiacusia não se refere a problemas retrococleares, mas sim ao desgaste natural do ouvido interno, tornando esta opção incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Presbiacusia

 É a perda progressiva da sensibilidade auditiva em função da idade. Esse processo de perda auditiva em função da idade pode começar a qualquer momento, mas é mais esperado nos sujeitos acima de 60 anos. O envelhecimento da orelha humana é o resultado da soma de vários fatores extrínsecos, ou seja a exposição a ruídos ocupacionais e não ocupacionais, nutrição, estresse, uso de medicamentos, juntamente aos fatores hereditários. (Giliad e Glorig,1979;Novak e Glorig, 1989).

Tradicionalmente, presbiacusia é caracterizada por uma perda auditiva bilateral, progressiva, mais acentuada nas frequências altas,Tornando a percepção dos sons consonantais muito difícil, prejudicando assim a inteligibilidade de fala, por isso a queixa típica desse sujeitos é: “ouço mas não entendo”  (Russo 1988).

O recrutamento é uma alteração que pode acompanhar a presbiacusia, isto é, a intolerância a sons de intensidade elevada é uma queixa comum nestes indivíduos. Portanto é comum na pesquisa do reflexo acústico encontrarmos a presença do recrutamento de Metz, e na timpanometria encontramos muitas vezes, a curva do tipo A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo