De acordo com as Diretrizes do Ministério da Saúde para rast...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3057302 Medicina
De acordo com as Diretrizes do Ministério da Saúde para rastreamento de câncer de colo uterino, são recomendações para pacientes com diagnóstico de AGC, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda a conduta recomendada para pacientes com diagnóstico de células glandulares atípicas (AGC) no exame citopatológico cervical, segundo as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero do Ministério da Saúde. Compreender corretamente as orientações é fundamental para a prática médica e para evitar erro em provas de concurso.

Justificativa da alternativa correta (C):

Segundo o Ministério da Saúde, a avaliação endometrial deve ser recomendada apenas para pacientes acima de 35 anos com AGC, não em pacientes acima de 30 anos. A recomendação textual nas diretrizes diz: “Concomitantemente, é recomendável a avaliação endometrial com ultrassonografia transvaginal em pacientes acima de 35 anos…” (p. 48 das Diretrizes). Logo, indicar essa investigação em mulheres acima de 30 anos é incorreto e não reflete o critério etário oficial.

Análise das alternativas:

A) Encaminhar para colposcopia.
Correto. Toda paciente com AGC deve ser encaminhada para colposcopia (conf. protocolo oficial), visando melhor análise e possível detecção de lesões ocultas.

B) Realizar coleta de material para citologia do canal cervical.
Correto. Durante a colposcopia, recomenda-se a coleta de citologia do canal cervical, pois é local frequente de lesões glandulares não visualizadas na ectocérvice.

C) Recomendar a avaliação endometrial em pacientes acima de 30 anos.
Incorreto. O limite etário correto é 35 anos, conforme explicado, o que torna esta alternativa a exceção solicitada pela questão.

D) Recomendar conização do colo, independentemente do diagnóstico de doença escamosa, nos casos em que a nova citologia mantiver o diagnóstico de AGC.
Correto em parte, pois a conização é indicada principalmente quando há persistência do AGC sem lesão identificada ou há suspeita de lesão glandular de alto grau. Não é recomendada de rotina para todos os casos sem individualização; contudo, está alinhada com protocolos diante da persistência do achado.

Pegadinha comum: Atenção ao limite de idade para investigação endometrial. Questões de concurso costumam trocar 35 por 30 anos para induzir erro.

Segundo as Diretrizes do Ministério da Saúde (p. 48): “É recomendável a avaliação endometrial em pacientes acima de 35 anos…”

Dica prática: Em AGC, sempre lembre: encaminhar para colposcopia, realizar citologia do canal cervical e só avaliar endométrio em >35 anos, salvo sangramento anormal em mulheres mais jovens.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo