Leia o caso a seguir. Paciente J.B.L, sexo masculino, 42 an...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3878998 Nutrição

Leia o caso a seguir.



Paciente J.B.L, sexo masculino, 42 anos, diagnóstico de câncer de cólon, 80 kg e 1,78m. Encontra-se em suporte intensivo após cirurgia de ressecção de segmento do intestino, em utilização de nutrição parenteral total.



De acordo com Toledo e Castro (2015), para evitarmos distúrbios de glicemia neste paciente a quantidade mínima, em gramas/dia, de glicose a ser infundida e a meta glicêmica mínima devem ser, respectivamente, de

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A questão cobrava a correspondência exata entre os dois parâmetros de referência indicados para NPT: 160 g/dia de glicose e 140 mg/dL de meta glicêmica. Como apenas a alternativa C traz esse par, ela é a correta.

Tema central: Oferta mínima de glicose e meta glicêmica na nutrição parenteral total
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta. O par 96 g/dia e 110 mg/dL diverge dos dois valores de referência cobrados. Erra tanto a quantidade mínima de glicose quanto a meta glicêmica mínima.
B
Errada
Incorreta. O par 120 g/dia e 260 mg/dL não corresponde ao padrão exigido pela referência indicada. Há divergência simultânea na oferta mínima de glicose e na meta glicêmica mínima.
C
Certa
A alternativa C está correta porque é a única que coincide integralmente com o critério de referência cobrado pela questão para evitar distúrbios de glicemia em paciente em nutrição parenteral total no pós-operatório: oferta mínima de glicose de 160 g/dia e meta glicêmica mínima de 140 mg/dL. O acerto dependia de pareamento exato dos dois parâmetros, não de cálculo com peso ou estatura.
D
Errada
Incorreta. O par 200 g/dia e 180 mg/dL não reproduz o critério cobrado. Mesmo que 180 mg/dL possa parecer plausível em outros contextos, não é a meta glicêmica mínima de referência exigida aqui, e 200 g/dia também não é a quantidade mínima pedida.
Pegadinha da questão
Trocar a referência nominal do enunciado por um valor apenas plausível de controle glicêmico hospitalar, ou tentar calcular a resposta com base no peso e na estatura do paciente.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão cita uma referência específica e cobra valores mínimos, compare literalmente os números das alternativas com o parâmetro indicado.
  • Se a alternativa traz dois parâmetros, o acerto exige coincidência dos dois; um número plausível isoladamente não valida o item.
  • Nem todo dado clínico apresentado no caso é operacional para marcar a resposta; se as opções trazem valores absolutos de referência, peso e estatura podem ser irrelevantes.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo