As Tecnologias da Informação e Comunicação têm um papel cad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3545934 Pedagogia
As Tecnologias da Informação e Comunicação têm um papel cada vez mais importante na educação. O uso das TICs no meio escolar pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o ensino e a aprendizagem. Contudo, a integração das TICs ao currículo escolar se apresenta ao mesmo tempo como desafio e oportunidade para avançar os métodos e didática na educação. Considerando isso, como as TICs podem ser integradas ao currículo escolar?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - As TICs podem ser usadas para enriquecer o ensino e a aprendizagem, promover a colaboração e desenvolver habilidades do século 21.

Tema central da questão:

A questão aborda a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao currículo escolar. Isso é fundamental na educação contemporânea, pois as TICs proporcionam novas formas de ensinar, aprender e preparar os alunos para os desafios da sociedade atual.

Resumo teórico:

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos como o Plano Nacional de Educação (PNE), as TICs não devem ser vistas apenas como ferramentas, mas sim como parte integrante do currículo. Elas contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e letramento digital – competências chamadas de “habilidades do século 21” (UNESCO, 2019).

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A está correta porque destaca o papel das TICs em enriquecer o ensino, promover colaboração e desenvolver habilidades essenciais para o século XXI. Usar TICs de forma planejada e integrada favorece metodologias ativas e aprendizagem significativa, tornando o ensino mais atraente e eficiente.

Análise das alternativas incorretas:

B - Limitar o uso das TICs apenas às tarefas de casa restringe seu potencial, contrariando a proposta de integração curricular e diminuindo seu impacto na aprendizagem.

C - Restringir o uso das TICs somente fora da sala de aula impede que elas sejam aplicadas em situações de ensino-aprendizagem diversificadas e inovadoras, como previsto nas diretrizes educacionais.

D - Usar as TICs apenas para jogos educativos é uma visão limitada. Embora os jogos possam ser valiosos, as TICs abrangem recursos como videoaulas, fóruns, simuladores e muito mais.

Estrategias de interpretação:

Procure sempre por alternativas que ampliem o papel das TICs no currículo, em vez de limitar seu uso. Cuidado com termos restritivos, como “apenas”, que normalmente apontam para respostas incorretas em questões de pedagogia e inovação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo