Segundo Zorzi, as alterações nas palavras “tijela” e “xave” ...
Olívia é fonoaudióloga em equipe escolar, a coordenadora pedagógica solicitou que observasse mais atentamente a aluna Raquel (7 anos e 4 meses) que possuía algumas trocas na oralidade. Sua professora estava preocupada que Raquel levasse as trocas da oralidade para a escrita. Durante o intervalo, Olívia registrou o seguinte diálogo da aluna Raquel com outra aluna, Joana, enquanto trocavam figurinhas do álbum da copa:
− Raquel: a zente potia trocar figurinhas repetidas, ou pater, o que você assa?
− Joana: eu tenho poucas repetidas, será que o João não tem mais pra gente trocar?
− Raquel: asso que Zoão za trocou as teles ontem.
Em posterior conversa com a professora, Olívia teve acesso a algumas produções escritas de Joana, como a que segue, uma breve lista de objetos que os alunos fizeram após uma atividade de observação:
garafa, colher, vazu verdi, tijela, garfo, jogo di chadreis, chapeu, xavi.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central: A questão aborda as trocas na linguagem oral e escrita de uma criança, especificamente sobre como essas trocas podem se manifestar na escrita através de erros conhecidos como "representação múltipla". É essencial entender como as dificuldades fonológicas podem se traduzir em desafios na escrita.
Alternativa Correta: A - representação múltipla.
A opção "representação múltipla" refere-se a quando um som na fala pode ser representado por diferentes letras ou combinações de letras na escrita. No caso da palavra "tijela", a criança pode estar representando o som /ʒ/ (j) de diferentes maneiras. Similarmente, em "xave", a representação do som /ʃ/ (ch) pode ser confusa, levando ao uso de letras diferentes.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
B - Letras parecidas: Esta alternativa está incorreta, pois "letras parecidas" refere-se a erros que ocorrem por confusão visual entre letras de formas semelhantes (por exemplo, confundir 'b' com 'd'). Não é o caso aqui, onde o erro está relacionado a sons.
C - Omissão: Esta opção não se aplica, pois "omissão" refere-se à ausência de letras ou sons que deveriam estar presentes. No exemplo dado, as palavras contêm todas as letras necessárias, mas são usadas de forma incorreta.
D - Generalização de regras: Esta alternativa está errada porque "generalização de regras" se refere ao uso inadequado de regras gramaticais ou ortográficas em contextos onde não se aplicam. O erro de Raquel é mais sobre a representação dos sons, não a aplicação indevida de regras.
E - Outros erros: Esta opção é muito genérica e não se encaixa especificamente nos tipos de erros observados no texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo