A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Comp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3995405 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Computação orienta a integração dos conhecimentos computacionais de forma transversal ao currículo, valorizando a cultura digital, o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.

Considerando esses princípios, assinale a alternativa que apresenta uma prática pedagógica coerente com a BNCC Computação:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: O critério decisivo era identificar a prática que respeita a integração transversal da Computação ao currículo, sem limitar o uso das tecnologias a situações isoladas, passivas ou apenas técnicas.

Tema central: BNCC Computação
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque limita as tecnologias a momentos isolados em laboratório e sem conexão com os demais componentes curriculares. Isso confronta diretamente a integração transversal ao currículo.
B
Errada
Está errada porque reduz a tecnologia à reprodução de conteúdos prontos, sem participação ativa dos estudantes. Isso contraria o protagonismo discente e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
C
Errada
Está errada porque propõe ensino exclusivamente técnico e sem articulação com outras áreas do conhecimento. Isso contraria a perspectiva pedagógica transversal da BNCC Computação e reduz indevidamente a Computação a dimensão apenas instrumental.
D
Certa
A alternativa D está correta porque traduz, em prática pedagógica, os princípios indicados no enunciado: uso das tecnologias digitais para investigar problemas, criar soluções, testar hipóteses e compartilhar conhecimentos de forma colaborativa. Esse conjunto concretiza a integração da Computação ao currículo para além do uso instrumental da tecnologia, com participação ativa dos estudantes, colaboração e desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar o simples uso de tecnologia, ou o ensino de informática em sentido técnico, como se isso bastasse para atender à BNCC Computação. O critério não era presença de recurso digital, mas uso pedagógico transversal, ativo e investigativo.
Dica para questões semelhantes
  • Se o enunciado destacar transversalidade, elimine propostas isoladas e sem articulação com outros componentes curriculares.
  • Se houver protagonismo estudantil como critério, descarte usos de tecnologia centrados só em reprodução passiva de conteúdo.
  • Quando o texto cobrar pensamento crítico e criativo, procure ações como investigar, criar, testar hipóteses e resolver problemas.
  • Colaboração com compartilhamento de conhecimentos reforça aderência à cultura digital, mas deve aparecer junto com participação ativa e finalidade pedagógica.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo