Analise as proposições abaixo, considerando as concepções d...
1- As concepções de língua e de linguagem perpassam a história da humanidade. De modo geral, a maioria dos autores apresentam três concepções: linguagem como expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem como forma ou processo de interação.
2- A linguística estrutural, sob a visão de Saussure, distingue a concepção de linguagem, língua e fala, da seguinte forma: a linguagem é de natureza heterogênea, portanto, é multiforme e heteróclita, ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica, a língua é um produto social da linguagem, constitui algo adquirido e convencional, compõe-se de um sistema de signos aceitos por uma comunidade linguística. Esse sistema é homogêneo, estável, social, a fala é um ato individual de vontade e inteligência do indivíduo que usa a língua, é acessória e mais ou menos acidental.
3- Da visão estruturalista decorre a concepção de língua como código.
4- Diferentemente dos teóricos estruturalistas, Bakhtin escolhe como objeto de estudo a linguagem em uma perspectiva sóciointeracionista. 5- Em relação à concepção de língua, Bakhtin afirma que ela é uma abstração quando concebida isolada da situação social que a determina.
São verdadeiras: