O ensino de arte no Brasil passou por diversas
mudanças desde o século XIX, quando foram
iniciados os debates e as ações formativas
incentivadas pelo Estado. Uma dessas vertentes se
destacou por ser contrária ao ensino baseado na
memorização e na repetição mecânica e fez críticas
ao desenho de cópia. Essa mesma tendência
entendia a criança como um ser humano em
desenvolvimento e que o foco da pedagogia
deveria ser a criação de métodos para o ensino de
habilidades, avaliação e análise desse progresso.
Nessa nova abordagem, o desenho era entendido
como uma forma para analisar o desenvolvimento
cognitivo do estudante. Somado a isso, o
professor deixa de ser a figura central do processo
de ensino e aprendizagem e o detentor do
conhecimento, para valorizar as experiências
individuais dos discentes. Para tanto, valorizava-se a livre expressão do aluno como elemento
importante para a formação artística e estética. A qual tendência pedagógica brasileira o
enunciado se refere?