No primeiro dia letivo de uma turma de 8º ano do ensino fun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4085239 Educação Artística
No primeiro dia letivo de uma turma de 8º ano do ensino fundamental, durante uma aula de artes visuais, ao serem questionados a respeito do que é arte, um estudante responde: “Arte é só desenho bonito, feito por artistas que têm o dom para o desenho”. A partir dessa fala, a professora reorganiza sua sequência didática para problematizar o papel das artes na sociedade. Para tanto, ela leva para a sala diferentes imagens presentes na mídia que discutem a noção de belo. Em seguida, propõe questões sobre o que cada imagem comunica, que sensações provoca, por que foi produzida e como escolhas visuais interferem nos sentidos atribuídos. Depois, apresenta artistas que problematizam o conceito de beleza nas mídias e, por fim, solicita que cada estudante crie uma imagem que represente as suas percepções sobre o tema discutido. Ao final da aula, alguns alunos perguntam se o que será avaliado será somente o resultado estético do trabalho. A professora decide, então, definir um procedimento avaliativo coerente com o trabalho realizado.
Considerando a situação apresentada e a compreensão da arte como conhecimento humano sensível-cognitivo, qual procedimento avaliativo é mais adequado?
Alternativas