No primeiro dia letivo de uma turma de 8º ano do
ensino fundamental, durante uma aula de artes
visuais, ao serem questionados a respeito do que
é arte, um estudante responde: “Arte é só desenho
bonito, feito por artistas que têm o dom para o
desenho”. A partir dessa fala, a professora
reorganiza sua sequência didática para
problematizar o papel das artes na sociedade. Para
tanto, ela leva para a sala diferentes imagens
presentes na mídia que discutem a noção de belo.
Em seguida, propõe questões sobre o que cada
imagem comunica, que sensações provoca, por
que foi produzida e como escolhas visuais
interferem nos sentidos atribuídos. Depois,
apresenta artistas que problematizam o conceito
de beleza nas mídias e, por fim, solicita que cada
estudante crie uma imagem que represente as suas
percepções sobre o tema discutido. Ao final da
aula, alguns alunos perguntam se o que será
avaliado será somente o resultado estético do
trabalho. A professora decide, então, definir um
procedimento avaliativo coerente com o trabalho
realizado. Considerando a situação apresentada e a
compreensão da arte como conhecimento humano
sensível-cognitivo, qual procedimento avaliativo é
mais adequado?
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Errou um tema comum da banca? Veja o que mais costuma cair no Raio-X. Ver raio-X
teste
Parabéns! Você acertou!
Essa questão segue o padrão da banca! Veja o que mais costuma cair. Ver raio-X