Mulher de 79 anos, portadora de artrite reumatóide, hiperten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2637142 Medicina

Mulher de 79 anos, portadora de artrite reumatóide, hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica estágio III, foi encaminhada para avaliação de anemia persistente. Solicitado exames laboratoriais que evidenciaram: Hb 8,8 g/dL, Ht 24,3%, VCM 88 fL, HCM 30 pg, RDW 13%, leucócitos totais 3.400/uL com diferencial normal, plaquetas 160.000/uL, ferro sérico 47 µg/dL (VN 50-170), ferritina 864 ng/ml (VN 10-291), capacidade total de ligação do ferro (TIBC) 240 µg/dL (VN 250-425). A melhor conduta é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Anemia em paciente com doença renal crônica (DRC) já com estoques de ferro adequados.

Esta questão exige que o candidato saiba interpretar exames laboratoriais à luz de protocolos de conduta clínica para anemia na DRC, diferenciando o papel da reposição de ferro e do uso de eritropoetina.

Justificativa da alternativa correta (D): O diagnóstico é de anemia secundária à DRC, evidenciada por hemoglobina 8,8 g/dL, com ferritina elevada (864 ng/mL), e TIBC baixo, reforçando iron-restriction inflamatória e estoque de ferro adequado. Segundo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Anemia na Doença Renal Crônica (Ministério da Saúde), página 21: “O tratamento da anemia deverá ser realizado com agentes estimuladores da eritropoiese, e somente em doentes com reservas de ferro adequadas.” A eritropoetina está indicada pois corrige a diminuição da produção endógena decorrente do comprometimento da função renal.

Análise das alternativas incorretas:

A) Manter conduta expectante: Não é indicado, pois a hemoglobina está abaixo do limiar orientado pelas diretrizes para início de intervenção; postergar tratamento expõe a paciente a maior risco cardiovascular e sintomatologia da anemia.

B) e C) Reposição de ferro oral ou venoso: Ambas inadequadas porque a ferritina encontra-se bem acima do cutoff (estoques de ferro bem supridos). Repor ferro neste paciente pode aumentar o risco de sobrecarga férrica, sem benefício hematológico.

E) Transfusão de hemácias: Reserva-se transfusões para anemia sintomática grave (Hb <7-8 g/dL e sintomas agudos importantes), não sendo primeira escolha em pacientes crônicos e estáveis.

Estratégias para a prova: Ler com atenção dados laboratoriais e lembrar dos critérios de inclusão de protocolo: DRC estágio 3-5, Hb ≤10g/dL, ferro adequado. Cuidado para não cair nas pegadinhas quanto à reposição de ferro em pacientes com ferritina elevada.

Referências essenciais: Harrison – Principios de Medicina Interna; PCDT Anemia na DRC (Ministério da Saúde, 2021); UpToDate.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo