A problematização teórica, ao lidar com conceitos, nomeações e classificações, deve nos alertar para a
necessidade de pensarmos o fato histórico como uma
possibilidade entre tantas outras. O que aconteceu no passado não é um elemento dado ou uma simples fatalidade.
Trata-se de uma construção que é constantemente reelaborada de acordo com as sucessivas gerações de historiadores. Sobre a metodologia da pesquisa histórica e o uso das
fontes, é CORRETO afirmar que: