A Doença Arterial Coronariana (DAC) é a mais comum causa de...
I. Os Fatores de Risco (FR) tradicionais para DAC incluem idade, tabagismo, estilo de vida sedentário, má alimentação, Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus (DM), Dislipidemia (DLP) e história familiar de DAC.
II. Estudos demonstraram que o estradiol apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A deficiência de estrogênio regula positivamente o estresse oxidativo ou inflamação sistêmica, levando à diminuição da função endotelial.
III. Os efeitos adversos dos medicamentos anti-hipertensivos são relatados com mais frequência em mulheres, em especial na menopausa, como a tosse induzida por inibidores da enzima de conversão da angiotensina, o edema de tornozelo com bloqueadores dos canais de cálcio, a hipocalemia e a hiponatremia com diuréticos.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era verificar se as três assertivas estavam de acordo com a base técnica citada: fatores de risco tradicionais para DAC, efeito vascular protetor do estradiol e maior frequência de alguns efeitos adversos dos anti-hipertensivos em mulheres.
- Em questões com várias assertivas, confirme cada uma separadamente antes de escolher a alternativa.
- Em menopausa e risco cardiovascular, os fatores tradicionais de DAC continuam valendo.
- Ao ler efeitos adversos por sexo, diferencie maior frequência de exclusividade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo