Analise as afirmativas a seguir relacionadas à anatomia mac...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3577503 Odontologia
Analise as afirmativas a seguir relacionadas à anatomia macroscópica e microscópica da gengiva e assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: anatomia macro e microscópica da gengiva, com foco na classificação da mucosa oral e nos epitélios gengivais (oral, sulcular e juncional). Saber diferenciar essas estruturas é essencial para entender inserção epitelial, sondagem e diagnóstico de doenças periodontais.

Gabarito: A

Justificativa da correta (A): A gengiva é parte da mucosa mastigatória que cobre o processo alveolar e circunda a porção cervical dos dentes. É queratinizada/paraceratinizada, resistente à mastigação e às forças funcionais. Essa definição é clássica em Carranza’s Clinical Periodontology e Lindhe’s Clinical Periodontology.

Análise das incorretas:

B – Falsa por dois motivos: (1) Não existe linha mucogengival no palato, pois a mucosa palatina é também mucosa mastigatória e é contínua com a gengiva; a junção mucogengival é descrita nas faces vestibulares/linguais (exceto palato). (2) “Mucosa especializada” refere-se ao dorso da língua (papilas gustativas), não ao palato duro. Referência: Ten Cate, Histologia Bucal.

C – Incorreta: a gengiva não é mucosa de revestimento. Mucosa de revestimento é típica de mucosa jugal, labial e alveolar (não queratinizada, mais flexível). A gengiva é mucosa mastigatória (queratinizada/paraceratinizada). Carranza; Lindhe.

D – Incorreta: o epitélio juncional (EJ) fica voltado para o dente e está em contato direto com a superfície dental por hemidesmossomos e lâmina basal interna, formando a inserção epitelial sobre esmalte ou cemento na região da JCE. É estrutura-chave para selamento contra biofilme. Ten Cate; Carranza.

E – Incorreta: o epitélio que “promove o contato” da gengiva com o dente é o epitélio juncional, não o epitélio do sulco. O epitélio sulcular reveste a parede do sulco gengival, é em geral não queratinizado e não se adere ao dente. O “epitélio oral” propriamente dito é o da face externa da gengiva, voltado para a cavidade bucal. Carranza; Lindhe.

Dica de prova:

  • Decore a tríade: epitélio oral (externo) – voltado para cavidade bucal; epitélio sulcular – reveste o sulco e não adere ao dente; epitélio juncionaladerido ao dente por hemidesmossomos.
  • Pegadinha: “linha mucogengival no palato” e “mucosa especializada” fora da língua são erros frequentes.

Referências essenciais: Carranza’s Clinical Periodontology (13ª/14ª ed.); Lindhe, Clinical Periodontology and Implant Dentistry (6ª ed.); Ten Cate, Histologia Bucal (9ª ed.).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo