Em conformidade com o emprego dos porquês, analisar os iten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3221273 Português
Em conformidade com o emprego dos porquês, analisar os itens.

I. “Por quê” é utilizado no fim dasfrases.
II. “Porquê” possui valor de substantivo e indica motivo.
III. “Por que” é utilizado como resposta.
IV. “Porque” é utilizado como pergunta.

Está CORRETO o que se afirma :
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Emprego dos “porquês”. Trata-se de uma questão de gramática normativa, cujo objetivo é avaliar o conhecimento acerca das quatro formas dos “porquês” (“por que”, “por quê”, “porque” e “porquê”) e sua correta aplicação, segundo a norma-padrão.

Justificativa da alternativa correta – Letra B (Apenas nos itens I e II):

Item I: Correto.Por quê” – separado e com acento – é utilizado no final de frases interrogativas (ou antes de pausa), com o mesmo sentido de “por qual motivo”. Exemplo: “Você desistiu, por quê?”. Regra: segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o acento é obrigatório por estar em posição final, recebendo tonicidade.

Item II: Correto.Porquê” – junto e com acento – tem o valor de substantivo (‘motivo’ ou ‘razão’), sendo sempre precedido de artigo, pronome ou outro determinante. Exemplo: “Gostaria de saber o porquê de tanta pressa.”

Análise dos itens incorretos:

Item III: Incorreto.Por que” é usado em perguntas diretas/indiretas (interrogativas). Exemplo: “Por que você faltou?”. Não é utilizado em respostas.

Item IV: Incorreto.Porque” (junto e sem acento) tem valor de conjunção explicativa ou causal, utilizado geralmente nas respostas ou justificativas. Exemplo: “Não fui porque estava doente.” Não aparece em perguntas.

Resumo das regras:

  • Por que – pergunta direta ou indireta (“por qual motivo”).
  • Por quê – final de frase ou antes de pausa.
  • Porque – respostas/explicações.
  • Porquê – substantivo (“motivo”).

Estratégia: Fique atento à posição do termo na frase e à função (pergunta x resposta x substantivo). Pegadinhas comuns envolvem a inversão dessas funções. Gramáticas como Bechara e Cunha & Cintra são referência para consolidação desse tema.

Alternativa correta: B) Apenas nos itens I e II.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e se o final da frase não for uma pergunta? kkkkkk acertei mas cogitei muito

essa foi pra não zerar português

SS vc errou tá pestiado

Deveriam anular essa questão, se no fim da frase não for uma pergunta então não motivo para utilizar o Por quê

Por que (separado e sem acento)

É usado em perguntas, tanto diretas quanto indiretas, e pode ser substituído por "por qual razão" ou "por qual motivo".

Em perguntas diretas: Por que você não veio à festa?

Em perguntas indiretas: Quero saber por que ele faltou.

Como pronome relativo: Quando pode ser substituído por "pelo qual" e suas variações. Exemplo: Não sei o motivo por que (pelo qual) ele agiu assim.

Porque (junto e sem acento)

É usado em respostas ou explicações, pois funciona como uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por "pois", "visto que" ou "uma vez que".

Não fui à aula porque estava doente.

Vou embora, porque já está tarde.

Por quê (separado e com acento)

É usado no final de frases interrogativas ou quando aparece isolado.

Você não comeu o bolo, por quê?

Ele foi embora, mas não disse por quê.

Porquê (junto e com acento)

Funciona como um substantivo e significa "o motivo", "a razão" ou "a causa". Por ser um substantivo, ele costuma vir precedido de um artigo (o, os, um, uns) e pode ser flexionado no plural (os porquês).

Não entendo o porquê de tanta confusão.

Ele sempre tem um porquê para tudo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo