A anemia ferropriva (AF) é uma condição patológica gerada p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1747401 Biomedicina - Análises Clínicas

A anemia ferropriva (AF) é uma condição patológica gerada pela deficiência de ferro no organismo. Como consequência, o indivíduo desenvolve diversos graus de anemia, o que pode levá-lo a complicações graves. Infelizmente, a AF possui uma prevalência alta no Brasil, chegando a patamares entre 30 a 60%, dependendo da região estudada.


PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS

NA ANEMIA POR DEFICIÊNCIA DE FERRO – Portaria do

Ministério da Saúde Nº 1.247, 2014.


Com relação ao diagnóstico laboratorial da AF, são parâmetros laboratoriais

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda o diagnóstico laboratorial da anemia ferropriva, uma condição caracterizada pela deficiência de ferro no organismo. O ferro é essencial para a síntese de hemoglobina, e sua falta resulta em uma anemia microcítica hipocrômica, onde os eritrócitos são menores e menos coloridos devido à menor quantidade de hemoglobina.

Vamos analisar a alternativa correta:

Alternativa D: Aumento do receptor solúvel da transferrina (sTfR), aumento dos níveis de zinco protoporfirinas e aumento da capacidade total de ligação do ferro à transferrina (TIBIC).

Esta é a alternativa correta porque:

  • Receptor solúvel da transferrina (sTfR): Em casos de deficiência de ferro, há um aumento nos níveis de sTfR, já que o corpo tenta compensar a falta de ferro aumentando a expressão de seus receptores.
  • Zinco protoporfirinas: Quando o ferro está ausente, o zinco é inserido no lugar do ferro na protoporfirina, resultando em níveis aumentados de zinco protoporfirinas.
  • Capacidade total de ligação do ferro (TIBIC): Aumenta porque há mais transferrina disponível para se ligar ao ferro, devido à sua escassez.

Agora, vamos discutir por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Diminuição do VCM, aumento dos níveis de zinco protoporfirinas e aumento do TIBIC.

Apesar de acertar no aumento de zinco protoporfirinas e TIBIC, a alternativa não menciona o aumento do sTfR que é fundamental na deficiência de ferro.

Alternativa B: Diminuição dos níveis de ferritina, diminuição dos níveis de hemoglobina e diminuição do TIBIC.

Embora a diminuição de ferritina e hemoglobina seja correta para anemia ferropriva, o TIBIC normalmente aumenta, não diminui, já que mais transferrina está disponível para se ligar ao ferro.

Alternativa C: Aumento do índice de anisocitose, diminuição do sTfR e diminuição do VCM.

A diminuição do sTfR está incorreta; na anemia ferropriva, há um aumento do sTfR. A anisocitose, que se refere à variação no tamanho dos eritrócitos, pode realmente estar aumentada, mas não é suficiente para caracterizar o quadro laboratorial principal.

Para diagnóstico de anemia ferropriva, é essencial correlacionar os achados laboratoriais com a clínica do paciente e considerar diretrizes como as do Ministério da Saúde, conforme mencionado no enunciado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O VCM também não faz parte dos parâmetros laboratoriais? Alguém pode me dizer qual é o erro da letra A?

aumento do receptor solúvel da tranferrina (sTfR), aumento dos níveis de zinco protoporfirinas e aumento da capacidade total de ligação do ferro à transferrina (TIBIC).

Realmente Jessiane, a letra A parece ser mais completa.

Creio que a letra A não esteja errada, de fato o VCM está diminuido na anemia ferropriva, mas não é um paramêtro especifico de deficiencia de ferro. Os fatores citados na letra D sim, são paramêtros que sempre se alteram principalmente na existência de uma deficiência de ferro.

Acredito que essa deu problema na banca por que a letra A também está correta

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo