Após a abdicação de Dom Pedro I em 1831, o Brasil entrou no...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3774192 História
Após a abdicação de Dom Pedro I em 1831, o Brasil entrou no período da Regência, marcado por instabilidade política, disputas entre facções liberais e conservadoras, e diversas revoltas regionais. Esse período também foi caracterizado por esforços de consolidação da autoridade central, elaboração de legislações e tentativas de manutenção da unidade territorial frente a tensões sociais e econômicas. Analise as afirmativas a seguir: 


I.O período regencial foi marcado por grandes revoltas regionais, como a Cabanagem, a Farroupilha e a Sabinada, resultado de conflitos políticos, sociais e econômicos.


II.Durante a Regência, o país manteve total estabilidade política e social, sem oposição significativa ao governo central.


III.Foram criadas medidas como a Guarda Nacional e o Ato Adicional de 1834, que buscavam conciliar interesses locais e fortalecer a autoridade central.


IV.A centralização e a descentralização promovidas durante a Regência influenciaram a organização política futura do Brasil, preparando o caminho para o 2º Reinado de Dom Pedro II.


Assinale a alternativa correta:  
Alternativas