Segundo a 7ª . Diretriz de Hipertensão Arterial, os exames d...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda os exames de rotina recomendados para a avaliação inicial de pacientes hipertensos, segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Estes exames têm como objetivo identificar riscos e danos em órgãos-alvo, além de orientar o manejo integral desses pacientes.
Justificativa da alternativa correta – D:
A alternativa D lista todos os exames exigidos como rotina pelas diretrizes atuais:
- Análise de urina – avalia lesão renal, proteinúria;
- Potássio plasmático – monitora distúrbios eletrolíticos;
- Glicemia de jejum e hemoglobina glicada (HbA1c) – identificam diabetes associado;
- RFG estimado e creatinina plasmática – avaliam função renal;
- Colesterol total, HDL-C e triglicérides plasmáticos – avaliação do risco cardiovascular;
- Ácido úrico plasmático – associado à hipertensão e risco cardiovascular;
- Eletrocardiograma convencional – rastreia hipertrofia ventricular esquerda e arritmias.
Segundo o Quadro 4 da 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial: “Os exames de rotina recomendados incluem análise de urina, potássio plasmático, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, creatinina plasmática, ritmo de filtração glomerular estimado, colesterol total, HDL-C, triglicérides plasmáticos, ácido úrico plasmático e eletrocardiograma” (Seção Avaliação Complementar).
Análise das alternativas incorretas:
- A: Omissão do ácido úrico plasmático;
- B: Faltam hemoglobina glicada e ácido úrico plasmático;
- C: Inclui ureia, que não é exame de rotina segundo a diretriz;
- E: Inclui LDL plasmático isoladamente, não recomendado na lista de rotina;
Pegadinha da questão: Alguns exames como ureia ou LDL podem ser solicitados em avaliações individualizadas, mas apenas os listados na alternativa D fazem parte da rotina obrigatória segundo a diretriz nacional. Atenção para não confundir exames adicionais com exames de rotina em provas!
Essas recomendações são reafirmadas também em fontes internacionais, como o UpToDate e o Harrison’s, que destacam a importância do perfil metabólico e da avaliação renal e cardíaca na abordagem do hipertenso.
Resumo Estratégico: Para questões desse tipo, sempre leve em conta o que está explicitamente indicado nas principais diretrizes nacionais. Leia atentamente a lista de exames, evite o impulso de adicionar conhecimentos práticos não padronizados para rotina e observe termos como “exames de rotina” versus “exames complementares”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Hemoglobina Glicada não entra como exame de roina.
Letra B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo