Segundo Candau (2013), teoria e prática se agrupam em dois ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B – Dicotômica.
Tema central da questão: A relação entre teoria e prática na educação é um debate clássico da pedagogia. Saber diferenciar as formas como esses dois elementos se articulam é fundamental para responder questões sobre fundamentos pedagógicos, especialmente para compreender conceitos como dicotomia e unidade.
Resumo teórico:
De acordo com Candau (2013), existem dois principais esquemas para pensar a relação entre teoria e prática:
- Dicotômico: quando teoria e prática são vistas como separadas, independentes ou até opostas. Cada uma teria seu próprio papel, sem que haja interpenetração entre elas. Exemplo: um professor que acredita que o conteúdo teórico não influencia na forma como ensina na prática.
- Unitário: quando se entende que teoria e prática estão integradas, ou seja, que uma influencia e transforma a outra constantemente. Essa visão é defendida por pedagogos críticos e progressistas.
Justificativa da alternativa correta:
A visão da unidade, segundo Candau, é denominada dicotômica porque ela denuncia a separação tradicional entre teoria e prática, defendendo a necessidade de superar essa divisão. A resposta correta é B – Dicotômica, pois o enunciado pede o nome dado a essa perspectiva.
Análise das alternativas incorretas:
- A – Teórica: Não corresponde ao nome do esquema de unidade entre teoria e prática, mas apenas a um dos polos.
- C – Prática: Assim como a anterior, apenas destaca um lado da relação, não a visão da unidade em si.
- D – Tricotômica: Não é termo utilizado por Candau para se referir à relação teoria/prática. “Tricotômica” indicaria três elementos, o que não se aplica aqui.
Estrategias de interpretação:
Leia o enunciado com atenção às palavras-chave, como “unidade” e “denominada”. Desconfie de alternativas que apresentam termos pouco usuais ou que remetem apenas a uma das partes da relação (teórica ou prática isoladamente). Questões assim podem trazer pegadinhas tentando confundir o aluno com termos semelhantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Teorica e prarica é Dicotômica
Resposta correta: Dicotômica
Dicotomia é a divisão de algo em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno etc.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo