Avalie as afirmativas abaixo sobre a fisiopatologia e a diet...
I. Os critérios de classificação da gravidade na admissão do paciente incluem a idade maior que 55 anos, aumento da contagem de leucócitos, da atividade da desidrogenase láctica e da aspartato aminotransferase.
II. Em episódios de pancreatite aguda menos graves, pode-se oferecer uma dieta de líquidos claros.
III. A nutrição enteral, com o posicionamento da ponta da sonda a uma distância de mais de 40cm depois do ligamento de Treitz, reduz ao máximo a secreção pancreática.
IV. As infusões de fórmulas poliméricas na alimentação enteral estimulam o pâncreas mais do que as fórmulas elementares hidrolisadas.
Estão CORRETAS
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O ponto decisivo era identificar que o enunciado adota a abordagem clássica da pancreatite aguda e, por isso, considera corretas as assertivas I a IV; assim, a alternativa que reúne todas elas é a letra A.
- Se a questão usar abordagem clássica de pancreatite aguda, reconheça em I os critérios de Ranson na admissão: idade >55 anos, leucócitos, LDH e AST elevados.
- Em itens de dietoterapia, confira se a banca está adotando a lógica tradicional de progressão com líquidos claros nos quadros menos graves.
- Para terapia nutricional, a chave clássica costuma associar posição jejunal distal ao ligamento de Treitz com menor estímulo pancreático.
- Quando a alternativa comparar fórmulas poliméricas versus elementares/hidrolisadas, a doutrina clássica da questão trata as poliméricas como mais estimuladoras do pâncreas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo