No exercício da função públi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4279993 Direito Administrativo
No exercício da função pública, a atuação do servidor deve observar princípios que assegurem a adequada prestação dos serviços à sociedade, incluindo o dever de eficiência na utilização dos recursos públicos e no desempenho de suas atribuições.
Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E

COMENTÁRIO:

A questão aborda o princípio da eficiência, previsto no art. 37, caput, da Constituição Federal, que estabelece:

Art. 37, caput, da Constituição Federal: “A administração pública [...] obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.”

Além disso, a eficiência exige que o servidor público desempenhe suas funções buscando resultados adequados, com qualidade e utilização racional dos recursos públicos.

Doutrinariamente, o princípio da eficiência impõe à Administração Pública e aos seus agentes a busca pelo melhor resultado possível, com qualidade, produtividade, economicidade e adequado aproveitamento dos recursos públicos.

Nesse sentido, a alternativa correta afirma que o servidor deve atuar com presteza, qualidade, economicidade e responsabilidade, buscando o melhor resultado para o interesse público e evitando desperdícios.

Presteza significa agir com prontidão e agilidade; economicidade corresponde à utilização racional dos recursos públicos; e a responsabilidade exige que o servidor atue de maneira consciente e comprometida com o interesse coletivo.

Posto umas dicas legais no YouTube, meu canal é o "De Jesus Concursos".

  • Alternativa E (Certa): Esta alternativa resume perfeitamente o princípio constitucional da eficiência (Art. 37 da CF/88) e os deveres éticos do servidor. A eficiência exige que o agente público atue com presteza, perfeição técnica (qualidade) e rendimento funcional, gerando economicidade (evitando o desperdício de recursos públicos) e sempre focando no interesse coletivo.

  • Alternativa A (Errada): O servidor público está estritamente vinculado ao princípio da legalidade. Ele não pode "definir livremente" como agir; suas ações e formas de execução devem seguir as leis, regulamentos e o interesse público, e não apenas o resultado final.

  • Alternativa B (Errada): Os critérios de atendimento e priorização devem ser estritamente objetivos, legais e impessoais (como a ordem de chegada ou prioridades previstas em lei para idosos e gestantes). O servidor jamais pode usar critérios pessoais ou subjetivos para isso.

  • Alternativa C (Errada): A lógica de que "os fins justificam os meios" não se aplica à Administração Pública. Conseguir um resultado satisfatório não autoriza o descumprimento de normas vigentes ou a adoção de métodos informais ilegais.

  • Alternativa D (Errada): O servidor não possui autonomia para "flexibilizar procedimentos" por conta própria sob o pretexto de agilidade. Modificações em ritos administrativos exigem alteração normativa formal ou autorização legal expressa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo