Acerca das proposições que podem ser levadas para apreciaçã...
I - Revogação
II - Moção
III - Projeto de lei
A opção que contém os tipos de proposição expressamente previstas pelo Regimento Interno da ALEMA são:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário Gabarito – Proposições no Regimento Interno da ALEMA
1. Interpretação do enunciado:
A questão exige que o candidato reconheça quais proposições são expressamente previstas pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). O foco está em diferenciar instrumentos formais que podem tramitar na Casa Legislativa.
2. Citação da legislação:
O Art. 138 do Regimento Interno ALEMA estabelece: “Os projetos compreendem: [...] V – os projetos de resolução destinados a regular com eficácia de lei ordinária matéria de competência privativa da Assembleia Legislativa e os de caráter político-processual legislativo ou administrativo, ou quando a Assembleia deva-se pronunciar em casos concretos [...]” Além disso, inclui projeto de lei e moção como proposições regimentais.
3. Tema central:
É essencial saber que a proposição é qualquer matéria submetida ao processo legislativo. O Regimento Interno discrimina as espécies, como projeto de lei e moção, mas não prevê “revogação” como proposição autônoma.
4. Exemplo prático:
Um deputado pode apresentar moção de aplauso a uma entidade por serviço público prestado ou apresentar projeto de lei para instituir datas comemorativas. Já a “revogação” ocorre como conteúdo de um projeto de lei, e não como proposição independente.
5. Justificativa da alternativa correta (A):
II – Moção e III – Projeto de lei estão no rol do art. 138 do Regimento Interno. Logo, essencial marcar a alternativa A.
6. Análise das alternativas erradas:
- B (I e III): “Revogação” não é proposição; apenas resultado possível de outra proposição.
- C (I, II e III): Inclui equivocadamente “revogação”.
- D (I e II): Ausência do “projeto de lei” e inclusão indevida de “revogação”.
7. Possível pegadinha:
A palavra “revogação” pode confundir por ser um conteúdo normativo, mas não espécie de proposição.
Conclusão: O conhecimento literal do regimento e atenção à terminologia evitam erros!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 128 do RI/ ALEMA.
Proposição é toda matéria sujeita à deliberação da Assembleia.
§ 1º As proposições poderão consistir em:
I – proposta de emenda à Constituição Estadual;
II – projeto de lei complementar;
III – projeto de lei;
IV – projeto de decreto legislativo;
V – projeto de resolução;
VI – moção;
VII – emenda;
VIII – requerimento;
IX – indicação;
[GABARITO: LETRA A]
Art. 128. Proposição é toda matéria sujeita à deliberação da Assembleia.
§ 1º - As proposições poderão consistir em:
I - proposta de emenda à Constituição Estadual;
II - projeto de lei complementar;
III - projeto de lei;
IV - projeto de decreto legislativo;
V - projeto de resolução;
VI - moção;
VII - emenda;
VIII - requerimento;
IX - indicação;
FONTE: REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO.
Gab. A
Regimento Interno:
Art.128. Proposição é toda matéria sujeita à deliberação da Assembleia.
§ 1º - As proposições poderão consistir em:
III - projeto de lei;
VI - moção;
Moção:
- Proposta apresentada a uma Assembléia Parlamentar, por um de seus membros, para que ela se manifeste sobre determinada questão, incidente ali verificado ou a respeito de ato de interesse comum que exprime o seu pensamento ou vontade, pode ser moção de apoio, de solidariedade, de desconfiança, entre outros.
Deve expressar o sentimento de toda a Casa Legislativa, por isso, aprovada pelo Plenário. ( Fonte: interlegis, Senado Federal)
https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos-deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/acessibilidade/glossarios/dicionario-de-libras/m/mocao
revogação é um ato administrativo.
Proposição é:
Projetos:
Emenda
lei C
Lei
DL
Resolução
Moção
Requerimento
indicação
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo