Sobre a disciplina da Família, da Criança, do Adolescente e...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário de Gabarito – Direito Constitucional (Família, Criança, Adolescente e Idoso)
Interpretação do Tema:
A questão aborda dispositivos constitucionais relacionados à proteção da família, da criança, do adolescente e do idoso, todos tratados no Título VIII, Capítulo VII da Constituição Federal de 1988. O objetivo é identificar a afirmação incorreta com base no texto constitucional.
Legislação Aplicável:
- Art. 226, §2º e §4º – casamento religioso com efeito civil e conceito ampliado de entidade familiar;
- Art. 227, caput – prioridade da proteção à criança e ao adolescente;
- Art. 230, §2º – definição de idoso para gratuidade do transporte coletivo urbano.
Justificativa da Alternativa Correta (C):
A alternativa C está incorreta, pois segundo o Art. 230, §2º da CF/88:
“Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.”
Ou seja, a Constituição considera idosa para fins de gratuidade no transporte quem tem 65 anos ou mais, e não 70 anos. Cuidado: pegadinha clássica de números na Constituição.
Análise das demais alternativas:
A) Correta. O casamento religioso pode ter efeito civil, nos termos da lei (Art. 226, §2º).
B) Correta. O conceito de entidade familiar abrange a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (Art. 226, §4º).
D) Correta. A Constituição assegura prioridade absoluta à criança e ao adolescente, cabendo à família, sociedade e Estado garantir seus direitos fundamentais (Art. 227, caput), conforme doutrina de Paulo Lôbo e jurisprudência do STF.
Exemplo Prático:
Maria, com 67 anos, está isenta de pagar passagem em ônibus urbanos, com base no artigo constitucional citado.
Dica de Prova e Interpretação:
Leia atentamente números e requisitos trazidos nas questões. A banca frequentemente troca idades ou percentuais para confundir.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) o casamento religioso poderá ter efeito civil, nos termos da lei – CORRETO, conforme 226, § 2º, da Constituição Federal;
b) entende-se como entidade familiar, também, aquela formada por qualquer dos pais e seus descendentes. – CORRETO, de acordo com § 4º do artigo 226 da Constituição Federal;
c) a Constituição considerou idosa a pessoa com idade superior a 70 anos, para fins de proteção da lei, inclusive a gratuidade dos transportes coletivos urbanos. INCORRETO. De acordo com o artigo 230, § 2º, da Constituição é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos aos maiores de sessenta e cinco anos.
d) a Constituição definiu o princípio da absoluta prioridade em favor da criança e do adolescente, garantindo-se a eles o dever da família, da sociedade e do Estado para assegurar os direitos à vida, à saúde, à alimentação, à cultura e à dignidade. CORRETO. De acordo com o artigo 227 da Constituição, que segue abaixo transcrito:
“Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)”
Artigo 1º do Estatuto do idoso: "É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
INCORRETA. GAB C
Q463502 Q15701 Q329174 Q690211 Q361539
65 ANOS = STF: NORMA DE EFICÁCIA PLENA e tem APLICABILIDADE IMEDIATA.
- ÔNIBUS = 65 ANOS COLETIVO URBANO: Aos maiores de sessenta e cinco anos é garantida a gratuidade dos transportes coletivos urbanos.
- PRIORIDADE IDOSO NA JUSTIÇA = 60 ANOS
PRIORIDADE ESPECÍFICA = 80 ANOS Lei 13.466/2017
POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO – LEI 8.842/94
Art. 2º Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade.
Q371227 Q438425
- OBS.: NÃO garante de forma expressa aos estudantes de escola pública a gratuidade dos transportes coletivos urbanos
Esse "poderá" aí da assertiva "A" a torna incorreta, pois a lei traz que "O casamento religioso tem efeito civil ...". Como a letra "C" traz uma afirmação pior ainda, acabei acertando. Mas seria passível de recurso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo