Sobre a associação de bombas em paralelo, afirma-se que I –...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a associação de bombas em paralelo, um conceito importante em sistemas fluidomecânicos. Nesse contexto, compreender como bombas se comportam quando associadas pode ajudar a otimizar o desempenho de sistemas hidráulicos.
Resumo Teórico: Bombas em paralelo são usadas para aumentar a vazão de um sistema. Quando associadas desta forma, elas compartilham a carga hidráulica, mantendo a mesma altura de elevação (ou pressão) de uma única bomba, mas multiplicando a vazão total disponível. Essa configuração é útil quando se deseja aumentar a capacidade de transporte de fluido sem alterar a altura manométrica total.
Justificativa da Alternativa Correta (C):
1. Afirmativa I: Correta. Bombas devem ser iguais para evitar que uma bombeie contra a outra, o que pode ocorrer se houver diferenças significativas de potência e curvas características.
2. Afirmativa III: Correta. Em sistemas com grandes perdas de carga, a vantagem de adicionar bombas em paralelo diminui, pois a energia adicional fornecida pelas bombas pode ser dissipada nas perdas, não resultando em aumento significativo de vazão.
Análise das Alternativas Incorretas:
- Afirmativa II: Incorreta. A vazão não é simplesmente N vezes a vazão de uma bomba, pois isso ignora as condições reais de operação, como a resistência do sistema (perdas de carga). As bombas não funcionam de forma ideal, especialmente se o sistema for complexo.
- Afirmativa IV: Incorreta. Curvas características curtas e diâmetros pequenos não são desejáveis em sistemas de bombas em paralelo, pois podem aumentar as perdas de carga e reduzir a eficiência global do sistema.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“Se a curva da bomba (H x Q) for pouco inclinada e a curva da tubulação apresentar apreciável perda de carga (muito inclinada), a associação em paralelo não apresentará vantagens significativas no aumento da vazão. Além disso, cada bomba poderá trabalhar com vazão muito abaixo de seu valor normal, redundando em aquecimento excessivo, baixo rendimento e cavitação.
"Devido a este fato, a associação em paralelo deve ser feita com bombas que apresentem curvas características (H x Q) com inclinações bem acentuadas e curva da tubulação com menor curvatura, ou seja, tubulações com diâmetros grandes, com menores perdas de carga".
-
http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/41374/1/TA%2041%20%20Capta%C3%A7%C3%A3o%2C%20eleva%C3%A7%
C3%A3o%20e%20condu%C3%A7%C3%A3o%20de%20%C3%A1gua.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo