Do ponto de vista da norma culta, a única substituição que ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda principalmente colocação pronominal (próclise e ênclise) e regência verbal, pontos centrais na norma-padrão, conforme enfatizam Bechara (Moderna Gramática Portuguesa) e Cunha & Cintra (Nova Gramática).
Justificativa da alternativa correta (A):
Na frase “ela era muito capaz de os enfiar a todos pelo ouvido de uma agulha” e a reescrita “ela era muito capaz de enfiá-los a todos pelo ouvido de uma agulha!”, ambas estão corretas e equivalentes do ponto de vista semântico e gramatical. Trata-se apenas da alternância entre próclise (pronome antes do verbo: os enfiar) e ênclise (pronome depois do verbo: enfiá-los), permitidas nas orações subordinadas sem elemento atrativo imediato:
Exemplo gramatical:
Posso ajudá-lo.
Posso o ajudar.
Ambas estão corretas e mantêm o sentido, pois não ocorre mudança de agente, objeto nem de estrutura lógica.
Análise das alternativas incorretas:
B) “Se a supunham uma toleirona, enganavam-se.” ≠ “Se a supunham uma toleirona, se enganavam.”
Apesar de ser possível a próclise depois do “se”, na norma culta, a próclise se adequa apenas a casos que realmente tragam palavra atrativa e o uso aqui quebra o paralelismo estrutural do período, além de causar leve alteração na ênfase dada no texto.
C) "Não se compadecia..." ≠ "Não compadecia-se..."
Segundo a regra, o advérbio de negação (não) é palavra atrativa e obriga a próclise (não se compadecia). Próclise após negação é obrigatório, conforme Bechara. O uso de ênclise aqui é erro grave.
D) "Já a devia conhecer" ≠ "Já devia conhecer-lhe"
O verbo conhecer é transitivo direto; exige pronome oblíquo átono a, e não lhe, que é para objetos indiretos. Substituir a por lhe viola a regência.
E) "Fez um gesto de dúvida" ≠ "Fez um gesto à dúvida"
A expressão adequada é com de dúvida (conteúdo/natureza). “À dúvida” além de errada regencialmente, gera incoerência semântica.
Dica de prova: Atenção às palavras atrativas (não, advérbios, pronomes), bem como à regência dos verbos! Muitos erros ocorrem por distração nesses detalhes, bastante cobrados em concursos de alto nível.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
→ “ela era muito capaz de os enfiar a todos pelo ouvido de uma agulha!” = ela era muito capaz de enfiá-los a todos pelo ouvido de uma agulha!
→ Temos um verbo no infinitivo impessoal, pode ocorrer próclise ou ênclise, com terminações em -r, -s e -z (=essas letras saem e usa-se -lo(s), -la(s)).
✓ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gabarito letra A:
a) Ela era muito capaz de os enfiar a todos pelo o ouvido de uma agulha!” - Ela era muito capaz de enfiá-los a todos pelo ouvido de uma agulha! CORRETA!
b) “Se a supunham uma toleirona, enganavam-se.” - Se a supunham uma toleirona, se enganavam. INCORRETA!
c) “A posição subordinada de menina solteira não se compadecia com a sua idade” = A posição subordinada de menina solteira não compadecia-se com a sua idade. INCORRETO!
d) “– Ele já a devia conhecer melhor!” – Ele já devia conhecer-lhe melhor! INCORRETA!
e) “Mme. Brizard fez um gesto de dúvida.” = Mme. Brizard fez umgesto à dúvida. INCORRETO!
Gabarito: letra A.
a) Ela era muito capaz de os enfiar a todos pelo o ouvido de uma agulha!” - Ela era muito capaz de enfiá-los a todos pelo ouvido de uma agulha! GABARITO!
b) “Se a supunham uma toleirona, enganavam-se.” - Se a supunham uma toleirona, se enganavam. Caso obrigatório de ênclise.
c) “A posição subordinada de menina solteira não se compadecia com a sua idade” = A posição subordinada de menina solteira não compadecia-se com a sua idade. Precisa ser próclise, fator atrativo "não".
d) “– Ele já a devia conhecer melhor!” – Ele já devia conhecer-lhe melhor! O "lhe" está como objeto direto...
e) “Mme. Brizard fez um gesto de dúvida.” = Mme. Brizard fez um gesto à dúvida. Crase indevida.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo