🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Na Constituição Federal de 1988 há um capítulo sobre Educaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1071240 Pedagogia
Na Constituição Federal de 1988 há um capítulo sobre Educação, Cultura e Desporto. O art. 205 deste capítulo dispõe que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” O fato novo deste artigo da Constituição se refere a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - colaboração da família, através da promoção e do incentivo, no processo educativo.

Para compreender a questão proposta é fundamental ter um conhecimento sobre os princípios e fundamentos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 no que tange à educação. A Constituição, de fato, marca um novo paradigma ao reconhecer a educação como um direito de todos e um dever do Estado e da família, uma visão mais ampla e inclusiva do que era previsto anteriormente.

A colaboração da família no processo educativo, mencionada no Artigo 205, foi uma das inovações trazidas pela atual Constituição. Antes dela, a responsabilidade pela educação era vista predominantemente como uma obrigação do Estado. Ao destacar o papel da família, a Constituição amplia o espectro de envolvidos na promoção e incentivo da educação. Isso ressalta a importância do ambiente familiar no desenvolvimento educacional e indica um compromisso compartilhado entre Estado, família e sociedade.

O enunciado da questão nos leva a identificar exatamente qual aspecto do Artigo 205 representa um “fato novo” - uma característica introduzida pela Constituição de 1988 que não era enfatizada anteriormente. As alternativas apresentam diferentes aspectos relacionados à educação, mas a que corresponde ao fato novo mencionado é a Alternativa B. Dessa forma, a colaboração da família é destacada como parte integrante do processo educacional, o que reforça uma visão mais holística e comunitária da educação.

As demais alternativas não representam a novidade que o enunciado pede que se identifique. A educação já era reconhecida como um direito antes da Constituição de 1988, a responsabilidade pela oferta de diferentes níveis de ensino já estava estabelecida em legislações anteriores, e a vinculação de valores cívicos e econômicos também não é um fato novo introduzido por este artigo.

Portanto, ao entender a importância da cooperação entre família e Estado, fica claro por que a Alternativa B é a correta, destacando-se como o fato novo apresentado pelo enunciado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa B

Colaboração da família, através da promoção e do incentivo, no processo educativo.

Não sendo responsabilidade somente do Estado.

Caberia recurso nesta questão, pois o texto da lei não fala em "Colaboração DA família", sim "dever do Estado e DA FAMÍLIA"

Novo desde quando?

Concordo com a Tânia, pois a lei remete à família o dever e não a colaboração. A colaboração esta a cargo da sociedade. Questão Nula ao meu entender.

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Concordo com os colegas, a família tem o dever, conforme a lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo